quarta-feira, 20 de março de 2013

Relato Audax 200 km & Desafio Rio das Ostras.


Relato Cezar Barbosa

Fazendo um giro pela Ciclovia  numa manhã de Pedal Matinal, ouvir uma voz gritar do outro lado da Ciclovia. Fala ai Cezinha, como Foi o Audax Urbano!... Vc vai fazer os 200 km de Rio das Ostras? A pergunta ficou no Ar!... Não respondi e continuei pedalando porque meu amigo estava no carro, se parasse para conversar iriamos congestionar o transito. Continuei meu pedal curtindo a brisa do mar sem saber qual seria a minha resposta, os motivos eram muitos, mas a vontade de ir fazer o pedal era muito maior que todos os problemas juntos. 
Faltava uma semana para a prova quando meu telefone tocou, do outro lado da linha entrou uma voz me procurando, perguntando se eu iria participar do Audax de Rio das Ostras e que queria fazer uma entrevista por telefone comigo, minha resposta foi que sim, e após a entrevista liguei para o Thiago que depois de uma longa conversa fez a minha Inscrição. Durante a conversa com o Thiago, soube que estava acontecendo um Evento com a Prefeitura de Rio das Ostras para definir a Cidade, como a Capital do Pedal no Rio de Janeiro, isso que estava acontecendo era algo muito importante para os amantes do Ciclismo, O Clube Audax Rio já estava alcançado o maior índice de inscritos numa prova Audaciosa, e por outro lado o Thiago em parceria com o Eduardo, estavam apresentando o Projeto Audax na Escola, para divulgar a Importância da Bicicleta como Veiculo de propusão Humana, implantado o Direito do Ciclista de Trafegar com segurança pelas Ruas e Estradas da Cidade, ensinado os Deveres e Direitos do seu uso dando ao Ciclista o comprometimento de cumprir as Leis, e com isso melhorar a qualidade de vida da Cidade e de seus moradores. 
Depois desse envolvimento todo eu não poderia deixar de participar desse grande Evento que iria acontecer, na verdade a mobilização pelo Audax no Rio tem sido uma coisa grandiosa e com isso conseguimos agregar gente de todos os Estados e até outros países. Sendo assim comecei a me organizar para a prova fazendo contato com os Audaciosos conhecidos que estavam indo participar. Minha vontade era ir pedalando um dia antes, mas como o tempo não estava ajudando combinei com o Maguila para irmos de carro e dividirmos as despesas na Estarda. 
No sábado as 10 hs da manhã estamos partindo e depois de algumas paradas via Região dos Lagos chegamos as 15 hs em Rio das Ostras, nós não havíamos feito nenhuma reserva e por sorte encontramos uma vaga em uma Pousada, mas como só iriamos dormir um dia, nos alojamos e partimos para almoçar, pois em seguida iriamos para a reunião técnica. 


A tarde era de chuva e tudo estava acontecendo dentro do Salão da Tocolândia, a reunião estava animada e os audaciosos exitados se cumprimentavam formando grupos ocupando seus lugares. A frente dos Audaciosos havia um palco montado com Rodas e Acessórios onde o Eduardo ensinava para os principiantes a técnica de trocar Pneus e como sanar alguns contratempo em suas Bikes na estrada, ao lado os Voluntários se desdobravam para preparar os Kits com os números e Planilhas. Na sala estava presente a Secretária de Esporte, os flashs das Maquinas eram constantes e num momento Maravilhoso da reunião fomos apresentados ao ciclista Tadeu, um exemplo de quem tem Amor ao Esporte e muita força de vontade, ele com sua deficiência visual estava participando do Desafio de 100 km em uma Bike Tamdem juntamente com seu treinador Eduardo, após a sua apresentação entou em cena o Thiago para explanar a Rota com os horários e as regras a serem cumpridas de acordo com o regulamento do Audax.

Vídeo Rede Globo em que Cezar dá entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.