segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rota preliminar do Brevet Urbano 2012

Veja e explore abaixo a rota preliminar do Brevet 200 Urbano de 2012. Não deixe de ler as notas mais abaixo.

Caso não consiga abrir a rota na imagem acima clique AQUI.

Observações importantes. Não deixe de ler!

1) Por que rota preliminar? Cadê a definitiva? 
Nos 4 anos anteriores experimentamos a necessidade de alterar a primeira rota desenhada por conta de eventos, obras e outras situações muito comuns em cidades (especialmente no agitado Rio de Janeiro), e raras em estradas. Por isso brevets em estradas podem ter a rota definitiva divulgada com antecedência. Divulgando uma rota preliminar os estreantes e veteranos podem começar a estudar a rota (e até treinarem nela se morarem no Rio de Janeiro). Caso seja necessário mudar algum trecho, apenas este deverá ser incorporado aos estudos e treinos. Se nada precisar de alteração, tornamos esta a rota definitiva na semana anterior ao Brevet, mas ela pode precisar ser alterada de véspera, o que será informado na Reunião Técnica (em breve um post só sobre ela) ou mesmo antes da largada.
Portanto, todas as informações dessa rota são preliminares e serão confirmadas na última semana.

2) Essa rota não tem 200 km!
Tem sim. Como há muitas curvas e o programa utilizado para gerá-la faz as curvas quadradas, 'comem-se' alguns metros a cada curva e no final fica faltando 3, 4 e até 5 kms. Mas na real o Brevet 200 Urbano tem mais de 200 km.

3) Cadê os PCs? Que cores são essas no mapa da rota?
Neste ano teremos apenas 4 PCs (além da chegada) e essas cores se referem aos trechos de cada um deles. Da largada ao PC 1 (Alto da Boa Vista) a linha é vermelha. Do PC 1 ao PC 2 (Jacarepaguá) a linha é verde. Do PC 2 até o PC 3 (Prainha) a linha é azul. Do PC 3 até o PC 4 (Copacabana) a linha é marrom. Do PC 4 até a chegada (Praça Saens Peña) a linha é rosa. Futuramente publicaremos um texto só sobre os PCs.

4) Onde é a largada e a que horas? Por que mudou de novo de lugar?
A largada será dada na Praça Saens Peña, no bairro da Tijuca, especificamente no lado da Rua General Roca. Relativamente próximo de onde foi a largada do último 200 Urbano. O Brevet larga às 8 hs da manhã e todos que completarem até 21:30 vão brevetar o Audax 200 Urbano 2012, podendo fazer qualquer Brevet 300 da temporada 2013. O horário de largada foi alterado porque estamos no horário de verão. Muitos atletas saíam de suas casas à noite para chegar à largada e só uma minoria termina o Brevet no limite do tempo, chegando à noite. Além disso abaixo da Praça Saens Peña há uma estação de metrô (Saens Peña) e quem quiser pode utilizá-lo para chegar à largada pois o serviço começa às 7 da manhã no domingo e é permitido levar bicicleta no fim-de-semana.

5) Eu tenho uma sugestão de alteração de rota/PC/horário para melhorar a prova. Posso enviar?
Não. Embora muitas pessoas façam sugestões com extrema boa vontade para ajudar a organização e os ciclistas, devemos lembrar sempre que a premissa básica dos eventos BRM é que o atleta cumpra a rota proposta, no dia, horários e com os PCs que a organização determinou. Se abrirmos um fórum de discussões para definir a rota, os PCs e horários nunca chegaremos a um consenso. A decisão de participar do Brevet 200 é livre, o desafio é enorme, os riscos existem e é certo que teremos muita aventura, não importando se passaremos por esta ou por aquela rua/estrada/avenida. 

6) Vai ter sinalização de percurso? E se eu me perder?
Audax-randonneur não tem sinalização de percurso. A planilha que daremos na reunião técnica e que estará disponível no blog é a única forma oficial de se orientar (pode usar mapa impresso em casa, pode usar GPS e o site da rota disponibiliza o arquivo, clique AQUI). Nas quatro edições anteriores só se perderam os ciclistas que não olharam a rota antes e/ou baixaram a cabeça e ignoraram a planilha de rota. Como não é uma corrida, pedalar em grupo se ajudando na orientação ou parar para ler a planilha é super normal e altamente recomendado. Perder 1 ou 2 minutos dando uma olhada na planilha ou se juntar a um grupo pode poupar muitos Kms de caminho errado e até evitar perder um PC (que resulta em desclassificação sumária).

7) Vai ter batedores e ruas fechadas? E como ficam os carros?
Audax-randonneur é um evento que se baseia no cicloturismo, ou seja, cada ciclista pedala como se estivesse num passeio individual. Seria impossível fechar as vias, pois não há formação de um grande pelotão como numa corrida, assim os ciclistas se espalham por muitos quilômetros de ruas e avenidas. Mesmo sem esse fechamento a segurança é maior que num Brevet em estradas, pois os veículos andam mais devagar nas cidades, param a todo instante em sinais e engarrafamentos, e há muito mais bicicletas nas ruas que nas estradas, sendo portanto um componente do trânsito mais presente e aceitável que nas rodovias. O uso do colete refletivo de cor vibrante é item fundamental para reforçar a visibilidade e minimizar os conflitos.

8) Detalhes da rota:
a) No Km 167 é preciso usar a passarela para atravessar a Auto Estrada Lagoa-Barra (trecho vermelho no mapa). É imperativo absoluto respeito ao pedestre, portanto só pedale se não tiver ninguém caminhando na passarela, caso contrário, desmonte da bicicleta e empurre. São míseros 40 metros.

b) A partir do Km 173 a rota desvia da orla e segue por dentro dos bairros para evitar as áreas de lazer da orla que são muito cheias de pedestres e não combinam com um prova de ciclismo.

c) Onde houver ciclovia paralela à via que a rota utiliza o atleta poderá optar pelo seu uso ou não. Só é obrigatório o uso da ciclovia no trecho da Praia da Reserva tanto na ida (entre os kms 124 e 131) quanto na volta (entre os kms 147 e 154), por questão de segurança. E é um trecho tão pequeno (7 kms de ida e 7 de volta) que não vai afetar a média horária dos atletas.

Em caso de dúvidas, sugestões e etc, mande um e-mail para a organização. audax.riodejaneiro @ gmail.com.

16 comentários:

  1. Olá. Eu posso pegar a av. das américas ao invés do trecho da ciclovia? Na Av. das américas tem menos lixo no chão, o que dificulta os furos, além de ter menos trepidação, o que acaba com minha lombar.
    Obrigado

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    1. Sua pergunta foi respondida no item 8c deste post: sim. É de suma importância ler atentamente todas as informações que postamos no blog. Sei que são muitas, mas ainda temos bastante tempo até o Brevet. Dá tempo de ir lendo com calma

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  2. bem, achei de suma importancia a parte do desvio no 8b. muitos podem se sentir tentados e incorporar o evento em copa. Nada contra, mas pedal é pedal. excelente trajeto. abs

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  3. Audax, Acho que houve um engano na resposta ao Finn. Acho que ele pergunta sobre a possibilidade de ir pela Av. das Américas ao invés de ir pela ciclovia da Reserva.
    Se eu estiver enganado, desculpem.
    Abraço.

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    1. Oi Fernando,
      Se era isso que ele queria dizer então a resposta é 'nem pensar'. O atleta pode pedalar ou não pela ciclovia quando ela estiver na rota, mas tem que ir pelas ruas que escolhemos senão vira bagunça né? Definitivamente não é a mesma coisa apesar de serem vias paralelas.
      Obrigado por nos esclarecer a dúvida dele.

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  4. Pessoal, vejo que teremos de novo aquela alça ou "hairpin" (sei lá) que percorre Humaitá nos dois sentidos; porém não está previsto nenhum PC. Mesmo contando que todos nós respeitaremos o espirito "randonneur" e faremos exatamente este percurso, corre-se o risco que alguem inadvertidamente e por inexperiência "corte" este trecho e vá direto para o Leblon/Niemeyer. Marco Forgiarini

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    1. Oi Marco. O mapa indica a rota, a planilha orienta como segui-la. Se alguém cortar esse trecho vai saber que fez errado, pois na planilha diz 'vire à esquerda' e o sujeito não pode 'virar à direita'. Portanto é impossível fazer esse corte inadvertidamente ou por inexperiência pois é só seguir a planilha. Tem que ler a planilha, senão não é Audax. Aí vai da consciência de cada um entender que não é uma competição, mas que deve-se seguir a rota e que cortar caminho no Audax é como roubar de si mesmo.

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  5. Alguém sabe como importar a rota para o Garmin Edge 800?
    Me ajudem...
    Grato.

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    1. Oi Marcelo,
      Tem esse link aqui: http://ridewithgps.com/edge_800.
      Abs

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  6. Aguem sabe como importar o mapa para o galaxy s3 - sistema android? por favor.

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    1. no google play, baixe qualquer aplicativo relacionado a rota. ex.:rota rastreador.

      aí é só importar os dados do ridewithgps!

      boa prova.

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  7. amigo baixei o app rota rastreador, porem nao me mostra nenhum ícone para importação de rota.

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    1. Grande Sidário. Sumiu heim fio? Num vai mais em Pindaí-Ba não?

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  8. amigo, baixei o app rota rastreado, e nao encontrei nenhum ícone que me oriente a fazer importação de rota. começo por onde na pagina principal deste app?

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    1. olá, use o .gpx viewer (tá em japones, mas nao se assuste! ele é bem intuitivo) depois é só ir no ridewithgps e baixar os arquivos nessa extensao. Caso vc queira apenas gravar os pontos e ser alertado na proximidade, baixe radar trap(que junto com os arquivos do site maparadar, te alertará tambem de todos os radares, lombadas, prf do brasil e outras coisas que disponibilizam no site. QQ estamos na area. boa prova.
      TECDASHI@GMAIL.COM

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  9. Pessoal, recomendo atenção redobrada no Km 78,2, saída na Armando Lombardi para a pista central. Os carros descem em alta velocidade, tornando a travessia da avenida muito complicada. Isso ainda é agravado pelo obra ocorre no local

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