quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Esclarecimentos sobre a modalidade Audax Randonneur

Estamos experimentando um grande aumento no número de atletas estreantes em provas Audax Randonneur e cai bem algumas explicações para os que estão chegando agora, sobre como funcionam estas provas. E até para relembrar aos amigos veteranos.

1) Audax Randonneur não é competição.
Os eventos Audax Rio prezam, como todos dessa categoria, pela cooperação. Nada contra a competição, mas os atletas não podem encarar que o evento será uma prova de ciclismo convencional. Um exemplo é que na divulgação dos resultados dos Brevets (como são chamadas as provas) não colocamos os atletas em ordem de chegada e nem divulgamos os tempos, justamente para evitar confusão com uma competição (saiba mais). Os atletas que quiserem ter seus tempos podem anotar ou fotografar seu passaporte na chegada de cada Brevet. Pode ainda aguardar a devolução deste com o selo de homologação do resultado, como veremos mais abaixo.

2) Audax Randonneur é similar ao cicloturismo.
Portanto não há fechamento de ruas ou estradas para os eventos. E seria impossível fechar dezenas de quilômetros de vias, já que os atletas seguem em ritmos muito diferentes e é comum que haja uma distância de 50 km ou mais entre os primeiros e os últimos.

3) Audax Randonneur é feito com planilha de rota.
A planilha de rota é a única forma de se orientar em um evento do Audax Rio. Não fazemos sinalização de trajeto seja nas ruas ou nas estradas. Primeiro que seria necessária uma autorização bem burocrática, segundo que a sinalização de 200, 300, 400km de vias não vai resistir ao vandalismo dos passantes o que  poderia gerar um grande número de atletas perdidos. No Brevet 200 Urbano que tem uma planilha extensa não há registro de atleta que tenha se perdido seguindo a planilha. Mas muitos que ignoraram as indicações dela se perderam mais de uma vez e até perderam PCs. Portanto, mais que preparo físico é preciso concentração na orientação.

4) Segurança na via é prioridade e responsabilidade dos atletas.
A utilização dos equipamentos obrigatórios de segurança pelos atletas (capacete, pisca traseiro, farol dianteiro e colete refletivo, que seja bom e que cubra até a mochila que alguns usam) justifica-se por serem os equipamentos que vão reduzir muito o risco de colisões e proteger em caso de queda. No link acima há também uma lista de equipamentos sugeridos com finalidade de segurança complementar. Além disso cada atleta participante tem um seguro contra acidentes pessoais contratado pela organização da prova que também deixa a secretaria de saúde e os bombeiros de sobreaviso quanto à presença de ciclistas em evento esportivo nas vias.

5) Medalha de conclusão só a oficial.
A partir do próximo Brevet a organização dará apenas um certificado de conclusão aos atletas que completarem os Brevets. Medalha aos brevetados só a oficial do ACP (Audax Club Parisien) que será encomendada e paga em dinheiro apenas no momento da chegada do atleta ao PC final. Não haverá outra oportunidade de encomendar esta medalha, que demora alguns meses para chegar. Os atletas que quiserem que ela seja enviada pelos correios pagarão uma taxa de envio fixa no momento da encomenda. Os valores são: Medalha R$ 20,00, Correios R$ 5,00.

6) O passaporte com selo é o maior prêmio. (SAIBA MAIS)
É uma premiação não convencional e muitos veteranos ainda não a valorizam. No Audax Randonneur o resultado dos que completam é homologado no Audax Club Paris, que nos envia um selo auto-adesivo com o número da homologação deste resultado. Quando o recebemos, colamos nos passaportes em uma área reservada para isso e agendamos a devolução desse passaporte. Aquele simples pedaço de papel para a ser o certificado de conclusão de um evento internacional, de uma das mais antigas e tradicionais modalidades de ciclismo do mundo. É para emoldurar e colocar na sala em local de destaque. Cuide do seu passaporte e vá buscá-lo quando agendarmos a devolução.

7) O grande objetivo é terminar as provas até o limite de tempo de cada uma, passando por todos os Postos de Controle (PC) entre o horário de abertura e fechamento de cada um. Para calcular esse horário considera-se uma velocidade média máxima (variável) e uma mínima (sempre 15 km/h). Assim sendo o Brevet 200 termina em 13hs 30m, o 300 em 20 hs, o 400 em 27 hs e o 600 em 40 hs.

Veja também um post que esclarece muito do que pode e do que não pode num Brevet e também o regulamento do Clube Audax Rio.

Além disso, pedimos a todos que tem dúvidas, que evitem mandá-las a nós pelos comentários do blog. Mandem por e-mail que a resposta é mais rápida e direta. Você pode encontrar nosso e-mail na lateral direita do Blog.

Agora que você já sabe tudo INSCREVA-SE!

5 comentários:

  1. Poxa, uma pena não haver mais medalhas de conclusão.
    Me lembro que o que me motivou a superar os 200km, mesmo após o tombo logo no início da prova, foi voltar pra casa com uma medalha, mesmo que singela, do audax 200.

    ResponderExcluir
  2. Finn a medalha vem... mas demora um pouco pois ela vem da França... esta é a que mais vale junto com o selo de homologação

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Informe-me por gfentileza como que eu consigo o calendário de Brevets 2013
    Muyito Obrigado pela gentileza

    LO

    ResponderExcluir
  4. só não gostei do valor da inscrição.80,00.Muito cara, as bikes de pessima gualidade, as importadas cheias de imposto, fica uma fortuna.Tenho 4 filhos todos gostariam de participar do audax.Com esse valor fica impossivel de participar.

    ResponderExcluir
  5. para quem nunca fez uma prova audax, o Brevet 200 pode ser o primeiro?

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.