sexta-feira, 2 de março de 2012

Treine sua mente e então o seu corpo

Campeã do Ironman recomenda: treine sua mente e então seu corpo.
Chrissie Wellington


Nota do editor: Chrissie Wellington é tetra-campeã Mundial do Ironman. Ela venceu o quarto mundial em 2011 depois de se recuperar de ferimentos graves sofridos apenas duas semanas da prova. Sua autobiografia "Uma vida sem limites" foi lançada mês passado no Reino Unido.
 
O treinamento para uma prova é como andar numa montanha russa - você experimenta altos e baixos, melhoras e pioras, e mais picos e baixas que uma bolsa de valores.
Duas semanas antes do Mundial de Ironman em Kona, Havaí de 2011 eu sofri um sério acidente de bicicleta. Eu venci a prova, não como uma façanha física, mas pela coragem, força de vontade, determinação e força mental.
Eu espero ter demonstrado, através de minha performance lá, que o sucesso no esporte se baseia, em parte, em ter a força mental necessária para superar nosso medos, a dor e o desconforto.
Mas como se desenvolve esta virtude? É inata ou pode ser aprendida?
Acredito na última opção. Todos nós podemos treinar nossas mentes para serem tão fortes quanto nossos corpos. Parece simples, mas é fácil se esquecer. Se nossa cabeça fraquejar, nosso corpo vai junto. Mantenha sua mente animada e seu corpo será capaz de feitos incríveis. Parafraseando Kareem Abdul-Jabbar, "jamais se esqueça que você joga tanto com sua alma quanto com seu corpo".

A mensagem é: toda a força física do mundo não vai te ajudar se sua mente não estiver preparada. Isso é parte do treinamento para uma corrida -- a parte que as pessoas não registram em seus caderninhos, a parte que todos os monitores e aparatos eletrônicos do mundo não podem influenciar.
Mas como treinar seu cérebro para te ajudar a atingir seus objetivos? Não ouso dizer que tenho todas, ou muitas, das respostas. Mas nos meus 5 anos de triatleta profissional, eu pude aprender algumas técnicas que me ajudam a manter o foco no que importa e asseguram que eu posso andar na montanha russa do sucesso no esporte:

Tenha um mantra e/ou uma música especial para repetir

Eu escrevo meu mantra na minha garrafa de água e na minha munhequeira. Vê-lo me dá um gás e me relembra que nunca posso deixar minha mente ou meu coração se abater.
Se você usar um marcador permanente prepare-se para ter essas palavras gravadas em seu corpo muito tempo depois do fim da prova (e que você poderá receber olhares de estranheza quando voltar ao trabalho com a frase "são tão forte como um touro" tatuada em seu braço).
Eu também carrego uma cópia do famoso poema "If" de Rudyard Kipling por onde quer que eu vá. Eu acredito que as linhas desse poema contém as qualidades necessárias para se tornar um atleta de sucesso e uma pessoa bem desenvolvida. Lê-lo antes de uma prova me dá a confiança para perseguir meus sonhos.

Mantenha um banco de imagens positivas na mente
Estas imagens podem ser de familiares e amigos, de provas anteriores, belas paisagens ou de um grande hamburguer. Busque essas imagens durante a prova, especialmente se surgirem dúvidas em sua mente do tipo "Estou cansado. Quero parar. Por que me inscrevi nessa prova? Devo estar louco."
Dê um nocaute nesses pensamentos antes que ele possam crescer e se tornar um monstro mental que acaba com toda a sua prova.

Pratique uma visualização de antemão

No treinamento, enquanto viaja, enquanto dorme ou no trabalho, este é o simples ato de fechar os olhos (embora eu não recomende fazer isso numa reunião de trabalho ou enquanto pedala), relaxar seu cérebro e passar por cada fase da prova, um de cada vez -- imaginando sua melhor performance mas também superando problemas em potencial.
Antes mesmo do Michael Phelps entrar na água, ele já tinha completado a corrida em sua mente. E venceu.
Você pode se inspirar em imagens (a linha de chegada), os sentimentos que experimenta (aumento de energia) ou nos sons que escuta (saudações da torcida). Desse modo, quando corre, você tem a paz de espírito e a confiança de que já venceu os desafios.

Divida a prova em partes menores e mais viáveis

Sempre penso na maratona como 4 provas de 10 quilômetros com um pouco mais no final.
Você pode pensar apenas em chegar ao próximo PC ou até a próxima cidade, para então estabelecer novo objetivo.
Concentre-se no momento e não pense muito à frente. Eu também tento respirar fundo e ritmadamente, se você acalmar sua respiração, você pode acalmar sua mente.

Lembre-se que treinar é aprender com a dor

Forçe seus limites físicos e os ultrapasse durante os treinos, de modo que durante a prova você saiba que vivenciou a dor e o desconforto.
Você terá confiança e paz de espírito com esta dica.

Chame pessoas para te dar apoio
Algumas pessoas crescem com apoio de familiares e amigos, enquanto outros acham que aumenta a pressão.
Trabalhe o que você acha adequado a você e, se necessário, convide amigos, familiares ou bichos de estimação para torcer por você. Peça para levarem cartazes, vestirem camisetas da equipe e se comportarem de uma maneira que seriam presos em circunstâncias normais.

Resgate a lembrança de pessoas inspiradoras

Eu relembro pessoas que lutaram contra as adversidades para completar o Ironman. Essas pessoas provaram que qualquer coisa é realmente possível
Considere dedicar cada quilômetro a uma pessoa especial em sua vida. Costuma tornar o desconforto mais fácil de suportar e ajuda a dar um reforço mental e físico.

Considere pedalar por uma causa maior que você

Eu pretendo estabelecer uma plataforma na qual posso difundir mensagens importantes e ser um ícone para a filantropia. Isso me força a colocar a prova em perspectiva e ir além delas.
Campeões surgem e somem, mas para mim o verdadeiro sucesso pessoal será o quanto eu realmente  fiz algo de positivo com as oportunidades que recebi.
Eu realmente espero que, como tetra-campeã mundial, eu possa ser uma protagonista e embaixadora do esporte de que todos possam se orgulhar.

Espero que estas dicas possam te trazer 'medalhas de ouro' e te qualificar para fazer a prova dos seus sonhos.
Nós ainda vamos enfrentar as baixas e momentos ruins, mas lembre-se que superá-los torna o sucessos muito mais doce.
Nas palavras do grande Muhammad Ali: "Não se alcança o sucesso vencendo o tempo todo. O verdadeiro sucesso está em levantar depois de cair. Algumas montanhas são mais altas que outras. Algumas estradas mais íngremes que as outras. Há adversidades e recaídas mas você não pode deixar que te parem. Mesmo na mais íngreme subida você não deve recuar."

Talvez você nem sempre tenha um dia perfeito, mas com o correto treinamento mental possivelmente essa volta de montanha russa será memorável. Mas lembre-se de celebrar com imenso chesse burger! Boa sorte!

Siga Wellington no Twitter para saber novidades em seus treinos e provas.  
Leia o artigo original na página da CNN

Contribuiu: Marcos Nicolaiewsky

2 comentários:

  1. Em 29.04.12 participei do AUDAX 200km Floripa. Foi espetacular a briga corpo x mente! A imagem mental de chegar na minha cidade (Urubici) e mostrar a medalha dos 200km foi preponderante.
    Manter a calma quando me vi perdido e ter feito 8km a mais nesta perdida foi muito significativo.
    Desligar da mente a imagem da derrota foi e é o ponto fundamental para ter alcançado o sucesso.
    Afinal aos 57 anos e alcoólatra com muitas 24 horas de sobriedade fazer 200 km é formidável...300km será a coroação.
    Francisco Aureo de Souza

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  2. Com todo o respeito para os feitos da Chrissie, eu achei essas dicas tolas, do tipo caderno de auto-ajuda para pessoas meio perdidas.
    Acho que muito mais benéfico do que escrever mantras com marcador permanente nas garrafas de água seja habituar-se com passeios longos de bicicleta para alcançar uma boa resistência.
    Assim, no mínimo os brevets de curta distância serão percorridos com base no prazer de pedalar e não no sofrimento físico ou na luta da mente contra o corpo cansado.
    Vale ressaltar também que os brevets justamente NÃO SÃO competições, mas pedais solidários, nos quais todos que conseguem manter um rítmo razoável vão conseguir chegar dentro do tempo-limite. Sem essa de precisar tatuar "sou tão forte como um touro" no braço!

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