domingo, 26 de fevereiro de 2012

Grande treino para o Brevet 200

A fim de ambientar os atletas às condições de pista, altimetria e vento de Rio das Ostras estamos marcando o 2º treino nas redondezas do Rio de Janeiro. Elegemos a Volta da Baía de Guanabara como o local mais propício a esses treinos. E desta vez faremos a versão longa. À exceção do vento que na Volta da Baía é mais fraco que em Rio das Ostras o restante reproduz com muita fidelidade o que é uma prova na Região dos Lagos.
O treino também visa ambientar os atletas na nova filosofia do Audax Rio que preconiza a auto-suficiência dos atletas acima de tudo, portanto vá preparado para não depender de ninguém.
Sugestão de simulado pré Audax 200 de Rio das Ostras:


A rota do treino está no Site Ride With GPS.
Distância 191 km

Data: Domingo 04/03/2012
Local de partida: Praça XV - Rio de Janeiro
Horário do encontro: 5:45 hs
Horário da partida: 6:00 hs (pontualmente). Suficiente para a galera de Niterói pegar a primeira Barca que é às 5:30 segundo o site das Barcas.

IMPORTANTE:
- Trajeto é 100% asfalto;
- Pedal treino gratuito, aberto a todos os atletas brevetados ou não, sem comissão organizadora, sem largada, sem carro de escolta ou de socorro, sem PCs, voluntários, exigência de equipamentos ou apoio do Audax Rio;

- Não é preciso se inscrever ou confirmar presença;
- Quem preferir outro dia ou horário está livre para ir quando e como achar melhor;
- A pedalada inicia no horário marcado independente do número de atletas presentes;
- Não há paradas programadas em locais específicos;
- Não há limite mínimo nem máximo de velocidade, ou média a ser seguida;
- Não vale medalha ou Brevet;
- A rota é apenas uma sugestão, à exceção da chegada em Niterói. Nesse caso sugere-se fortemente pegar a Saída 318 da BR 101 (km 182,8 da rota do treino), para chegar a Niterói por dentro de São Gonçalo evitando a estreita e movimentada Avendia do Contorno. O caminho é simples basta olhar no link do mapa acima;
- Em caso de chuva a decisão sobre pedalar ou não é individual.

9 comentários:

  1. Legal !!! eu já queria fazer essa rota há algum tempo, então isso significa que chegou a hora !!!
    praçã xv logo no início do dia de domingo estarei lá !!!!

    abraços Felipe Fininho

    ResponderExcluir
  2. Alguém por acaso está planejando algum treino em Rio das Ostras?

    ResponderExcluir
  3. Estarei presente com mais dois amigos!

    Abraços
    Edmilson Gomides

    ResponderExcluir
  4. Alguém interessado em fazer um "Percurso Desafio", voltando por Magé?
    Se tiver, me liga: Reane 9859-5149

    ResponderExcluir
  5. Estou a fim de fazer esse treino, mas venho de longe e teria que levar a bike de carro. Tem algum estacionamento perto da barca e que abra cedo?

    ResponderExcluir
  6. Vai haver algum guia ou "coordenador" desse pedal por parte do AUDAX RIO para garantir que a saída se dará às 06h00 e ponto? É que essa primeira barca às vezes atrasa um pouco e seria interessante ter o celular de um responsável para, no caso de ocorrer esse atraso, fazer contato e tentar alcançar o grupo...

    Cleber Lucio - Niterói

    ResponderExcluir
  7. Oi Cleber,
    Não somos assim tão 'britânicos', hehehe e sempre damos uns 10 minutos de tolerância. Reforçamos a pontualidade pra que não ocorram abusos. Se alguém chegar 6:30 vai ter que acelerar para alcançar um grupo, afinal de contas horário de verão acabou e voltou a anoitecer mais cedo. Nesse treino não pretendemos simular pedaladas noturnas. Esta imprtante simulação ficará para um treino específico pós-200.
    De qualquer forma ligue no meu se precisar: 7952-1667.

    ResponderExcluir
  8. Olá à todos,

    Compareci no horário marcado e só tinham 3 colegas, ao todo iniciamos com 5 participantes, e ao término do treino só tinham dois, o Edson e eu.

    Não sei o que aconteceu com o restante dos interessados que não compareceram, acho que foi a "chuva ", mas digo que o treino foi excelente.

    Foi a primeira vez que fiz esse percurso e gostei muito, por ser domingo e bem cedo, nos antecedemos ao trânsito e passamos sem problemas; parabéns na escolha desse belo trajeto e espero fazê-lo novamente em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu fui o terceiro participante a ficar para trás. Não consegui acompanhar o ritmo dos dois outros que estavam de "speed". Como não estudei direito o caminho (falha minha) ao chegar na subida da serra achei que estava errado e, seguindo orientações do pessoal do Posto ALE que fica por ali, fui pelo "Vale das Pedrinhas" até a Rio/Magé (acho) e depois, Niterói/Manilha.

    Cheguei na Praça Araribóia, em Niterói, com o ciclocomputador marcando 133Km. Fiquei rodando em Niterói até completar 200Km e consegui fechar o treino com uma hora e meia de antecedência em relação às treze horas e meia do tempo limite do AUDAX.

    Fica a lição para mim, e para quem estiver lendo esse POST: estude o trajeto! Se fosse no AUDAX oficial, provavelmente eu perderia um tempão procurando o Posto de Controle, ou seja, risco de não "brevetar".

    Abraço a todos!

    Cleber Lucio - Niterói

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.