sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Orientação no Audax

Com 94 inscritos estamos percebendo a presença de muitos atletas estreantes no Audax. Como o evento é único no Rio de Janeiro e de uma categoria esportiva incomum, o esporte cooperativo (ou não-competitivo) é compreensível que surjam muitas dúvidas.
Talvez a mais comum seja quanto à orientação. O receio de se perder numa rota de 200 km dentro da cidade que só passa duas vezes numa mesma via se for em direções opostas é muito recorrente. A orientação faz parte do desafio, que é similar ao de uma viagem de cicloturismo. Como sugerido por e-mail e na seção de comentários do blog: tranquilizem-se. Mesmo sabendo que a organização não fará nenhum tipo de sinalização de rota, é virtualmente impossível se perder ou errar a rota.
Mas para isso é fundamental seguir a planilha que será publicada neste blog com dias de antecedência e entregue impressa no sábado 12/11 durante a reunião técnica.
Agora se faz valiosa a recomendação/esclarecimento de que o Audax não é uma competição, portanto torna-se natural sacar a planilha para se orientar. Mesmo atletas que conhecem a rota costumam até adaptar a planilha presa ao guidão. E mais, pode-se pedalar em grupo (cooperação) de modo que a orientação seja dupla ou triplamente confirmada com seus colegas de pedalada. Acredite, mesmo que você não conheça nenhum dos outros atletas sempre terá alguém que pedala num ritmo parecido com o seu e com quem você poderá formar um grupo, quem sabe até nasce uma amizade.
A divulgação da rota com 40 dias de antecedência é também uma oportunidade para estudar o percurso com muita calma e até mesmo pedalar por toda ou parte dela.

Em breve divulgaremos um dia de pedal-treino gratuito por parte da rota que pode ajudar a reconhecer locais eventualmente desconhecidos dos atletas. Será também a primeira oportunidade de formar grupos para o dia 13/11.

Leia abaixo outros posts interessantes publicados anteriormente:
Segurança no Audax
O que faz diferença no Audax (série de 4 posts)
Nunca serão
Sobre conselhos
Treino X simulado
Boa sorte
Pedalando na chuva
Hidratação
Conquistando confiança
Treinando tudo
Pedalar junto
Crônica
Alongamento
Os 7 pecados capitais no Audax
Prepare-se para o Audax 1
Prepare-se para o Audax 2

3 comentários:

  1. Opa ...

    Acho que a orientação é sim importante, mas acredito que muita gente acabará pulando parte do caminho.

    No exemplo, " A orientação faz parte do desafio, que é similar ao de uma viagem de cicloturismo. " em uma viagem precisamos apenas de uma noção de direção ... por ser um caminho mais linear, é diferente de ter várias voltas pelo mesmo ponto. Vou considerar como um desafio extra.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo,
    Por isso que existem os PCs (Postos de Controle) quem cortar caminho vai perder um PC e não breveta o Audax nem ganha medalha. Simples e sumário assim.
    Abs
    Edu

    ResponderExcluir
  3. Como aprendi com vcs desde o primeiro Audax (Nov/2010)...
    Já segui todos os brevets "super randoneurs" de 2011 (200, 300, 400, e 600 Km) e ainda me surpreendo com a gama de detalhes que aprendemos a cada dia nesta "vida ciclistica"!
    Sinto-me como parte desta "Família Audax Rio"!
    Abs do Claudio Xavier!
    Nos encontraremos ao longo deste 200 Km mais charmoso do Brasil...
    Claudio Xavier

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.