sábado, 23 de abril de 2011

Uma pesquisa sobre equipamentos no Paris - Brest - Paris 3

Ciclistas Experientes X Novatos
Para levantar as diferenças entre ciclistas experientes e os novatos nas provas de randonneur nós perguntamos quantos Brevets 600 ou maiores os ciclistas já completaram. Não achamos diferenças relevantes em escolha de equipamentos ou taxa de abandono entre randoneiros novatos e experientes.

Diferenças de equipamentos para diferentes grupos de largada
No PBP os atletas tem a opção de escolher 3 diferentes limites de tempo (80, 84 e 90 horas). Nossa pesquisou apontou que os equipamentos usados pelo grupo de 90 horas foram um pouco doferentes dos atletas de 80-84 horas. A maioria dos atletas de 80-84 horas estava preparada de maneira consistente à prática de corridas de bicicletas. Eles usaram penus ligeiramente mais finos e tinham proporcionalmente mais equipes de apoio. O gráfico abaixo mostra várias outras diferenças.


Podemos assumir que o 'equipamento' de corrida usado pelos atletas do grupo de 80/84 horas é responsável por parte de sua velocidade. Se for o caso, então atletas com esse tipo de equipamento deveriam ser mais rápidos que os demais, independentemente do seu grupo de largada. O conjunto de análises a seguir testou esta relação.

As bicicletas de corrida (speed) são mais velozes?
Vários testes mostraram que a escolha dos equipamentos afetam a velocidade das bicicletas de estrada. Cubos com dínamo aumentam a resistência ao movimento das rodas. Muitas bolsas acrescentam resistência aerodinâmica. Bolsas de selim e alforges são menos aerodinâmicos que bolsas de guidão. Uma fórmula matemática do PBP estimou que a redução de 1 kg no peso resultaria em redução de tempo de 7 a 20 minutos, e uma posição mais aerodinâmica ou rodas aerodinâmicas reduziriam o tempo de prova em uma hora cada. A maior influência calculada se refere à resistência de rolagem dos pneus, com redução de 2 a quase 10 horas entre pneus 'lentos' e 'velozes'. Infelizmente nossa pesquisa foi limitada em tamanho e não pudemos analisar tantas variáveis em detalhe. Por exemplo, não perguntamos sobre o tipo específico e pneus que os atletas usaram.

Continua na próxima postagem.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.