quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma pesquisa sobre equipamentos no Paris - Brest - Paris 2

Paralamas
Um pouco mais da metade dos ciclistas usaram algum tipo de paralamas. A meteorologia previu muita chuva para a prova, o que pode explicar o número de ciclistas com paralamas do tipo clip-on (encaixe rápido). Se a previsao fosse de clima seco, acreditamos que menos ciclistas instalariam estes paralamas em suas bicicletas.

Luzes
Um pouco mais da metade dos ciclistas usaram baterias/pilhas para dar energia aos seus faróis, e o restante usou faróis a dínamo. Os ciclistas RUSA não usaram dínamos ligados à parede lateral dos pneus. Os que usaram faróis a pilha/bateria as trocaram em média 1,5 vezes. 19% nunca trocaram as pilhas, o que sugere que faróis modernos podem ter autonomia para completar brevets de 1200 km. No entanto, nós não perguntamos se estes ciclistas usaram mais de um farol, mudando de um para outro quando as baterias acabavam.

Rodas
Apesar de muitas estradas rústicas encontradas durante o PBP, muitos ciclistas preferiram usar pneus mais finos que 26 mm. Apenas 4,5% dos ciclistas usaram pneus mais largos que 28 mm.
A maioria dos ciclistas RUSA optou por rodas convencionais com 32 raios ou mais, mas 25% usaram rodas com 24 raios ou menos.

Bagageiro
A imensa maioria dos ciclistas usaram algum tipode bagageiro para carregar seus equipamentos e acessórios. Os ciclistas carregaram em média 1,9 bolsas. Mais da metade deles usou uma bolsa de selim, às vezes combinada com outras bolsas.
42% dos ciclistas usaram bolsas de guidão, mesmo sendo mais difíceis de se encontrar em lojas de bicicleta e mesmo com poucas bicicletas tendo geometria adequada para tais bolsas. Muitos combinaram a bolsa de guidão com a de selim, geralmente deixando nesta os itens mais pesados de modo a deixar a bolsa de guidão mais leve para não comprometer a dirigibilidade da bicicleta.
Os alforges foram usados por menos de 15% dos ciclistas. Quase metade dos atletas usou mochilas e mochilas de hidratação (não incluído no gráfico).

Selins e material das roupas
Ultimamente, materiais tradicionais tiveram forte retorno na área de roupas e selins. No PBP 2007, metade dos ciclistas RUSA usaram um selim tradicional de couro (Brooks, Selle Anatomica, etc) e mais de um quarto usou camisas de lã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.