segunda-feira, 21 de março de 2011

A visão do PC para um Audax.

 Érica recebendo um audacioso no PC 3 do Brevet 200 em Quissamã.

Voluntária pela 1ª vez na prova de 200Km em 2008, senti uma emoção enorme naquele Audax. Achei que fosse porque foi feito na marra, sem autorização para sua realização e debaixo de uma chuva que mais parecia um chuveiro bem aberto. Com esses ingredientes, e a determinação da organização (Edu) e dos audaciosos, era óbvio que ficar à flor da pele e encantada era mais do que justificável, afinal foi uma aventura para todos! (Quem participou daquele Audax sabe do que estou falando).
Depois disso, resolvi, que poderia, além de ser voluntária na fase pré-prova fazer os desafios. Assim foi feito, ajudando sempre que solicitada e curtindo a delícia de compartilhar a estrada. Recebendo o apoio de quem estava nos PCs, assim sentia agora a importância do papel do voluntário.
Este ano, voltei a cena do voluntariado no Brevet 200 do mês passado, ficando no PC 3 de Quissamã. Uma emoção só! Mas também, como não ser emocionante!!? Tinha ido de Macaé a Quissamã de bicicleta, pela primeira vez sozinha na estrada. Depois, participar da montagem do PC, saber que iria receber os audaciosos, fazer anotações, dar o apoio possível sozinha, encarar esta responsabilidade  e credibilidade que os organizadores me deram, me deixava vibrante pelo desafio que iria enfrentar!
Naquele dia, fechei o PC 3 feliz. Os ciclistas, amigos, conhecidos, novatos chegaram bem nestes primeiros 100 Km (e soube que finalizaram bem também!), com vento contra e tempo seco, a maioria chegou bem disposta e com tempo livre.
Como estavam bem preparados! E as meninas então!? Renata, Mônica, Thais, Ana, Eleonor, uma grande surpresa! Finalizar esta etapa emocionada e à flor da pele, fazia todo sentido, quem não iria se encantar com tantas diversidades superadas!?!
Chega o Audax 300. Noturno, com a maior lua cheia dos últimos tempos, com tantos audaciosos novatos em 300Km, e com a responsabilidade do 1º PC que os ciclistas iriam passar.E mais, as 3 da matina, estar com tudo pronto para recebê-los novamente...no meio do nada! Tudo funcionando para que soubessem que estavam no caminho certo e só a 20km da chegada (PC 7)! Assim foi feito, com uma grande ajuda da Thais (Mulher de Ciclos) e da Wanessa, uma pessoa maravilhosa que foi para Rio das Ostras apenas para acompanhar o namorado e virou a grande parceira deste PC! (Obrigada Wanessa).
Completamente dopada por não ter dormido, mesmo assim, quando cheguei à Tocolândia e vi, bem dispostos e felizes (alguns já até de banho tomado - que inveja...rsrs), não conseguia conter minha felicidade, realização.
Que delícia ver que chegaram bem! “Eles completaram!” “Viu!!? Deu certo, você chegou!”  “Eu acreditei em vocês e vocês estão aqui!!” Na minha cabeça, as frases gritavam.
Mais uma vez, irei ficar uma temporada emocionada, encantada, à flor da pele. Hoje descobri, que tanto faz se a 1ª vez que você é voluntário de um Audax, ou se será a 1000ª vez. Poder participar um pouquinho do desafio de cada ciclista, mesmo que seja com uma água, palavra, auxiliá-lo em qualquer coisa, faz com que um voluntário se sinta o maior realizado desta prova!
Obrigada a todos que falaram “Obrigado” a um voluntário. Esta é a nossa grande medalha!!
Érica Sepúlveda

17 comentários:

  1. Olha Érica, muito legal, nem lembro se te abradeci nas marcações que você fez em meu brevet, mas se na hora não agradeci, agradeço agora pelo seu apoio !!!!

    OBRIGADO!!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa Érica....parabéns para você e para todos os voluntários que tornam possíveis os nossos brevets. É muito bom chegar a um PC e receber o apoio de vocês. As vezes um gesto,uma palavra de incentivo ou um simples sorriso fazem toda a diferença. Espero te encontrar nos próximas eventos. Grande abraço.
    Leandro Pestana

    ResponderExcluir
  3. Que lindo ! Pena eu não poder ter ido, nao tive tempo para me preparar a ponto de me sentir segura, principalmente pedalando a noite o que nunca tinha feito...
    Parabéns aos voluntários e a Érica em especial que nos recebeu super bem em Quissamã, fazendo com que nos sentíssemos "super poderosos "...
    Imagina a galera do 300....
    Abs
    Monica

    ResponderExcluir
  4. Doidaaaa! Que inveja!!! Eu também queria estar lá. Até o ano passado fui invicta no voluntariado. Agora preciso retomar minha posição pra você não me passar - hihihi. Mas do 400 esses audaciosos não me escapam. Estaremos juntas em RDO pra dar toda força pros ciclistas :)

    ResponderExcluir
  5. Valeu Érica! De fato acho que tem gente que só consegue pedalar essas distâncias porque tem pessoas especiais como você nos PCs, tipo eu, hehehehe. Obrigado a você e a todos os voluntários do 300! São nossos anjos da guarda.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo gente, acho que o AUDAX pode ser resumido em uma única palavra COLETIVIDADE, estar no AUDAX seja ajudando como voluntário (EU...rsrsr) ou pedalando, é uma explosão de sentimentos e a cada um que vai até o final é uma alegria como seu eu tivesse pedalando com vocês. Esse AUDAX 300 em especial foi uma emoção atrás da outra, a cada um que chegava era bonito ver a preocupação com o amigo e principalmente saber que ele foi fundamental naquelas horas difíceis, por isso, a vitória de cada um é para todos nós !!!!!!!

    Parabéns mais uma vez a todos, e vejo vocês na chegada dos 400km...Só faltam duas medalhas para o troféu gente.....rsrsrrsrs

    Paula Voluntária!

    ResponderExcluir
  7. Olá Érika!Lembro de uma pergunta que vc fez quando cheguei em Quissamã no Audax de 200 km ,quer que segure sua Bike?Eu encosto ali pra vc!Caramba que educação,generosidade,apoio e calor humano.Naquele momento vi uma pessoa diferente rsrsrsrs.
    Obrigado.
    Khristian Huback

    ResponderExcluir
  8. Muiiiito legal! É devido a pessoas assim como a Érica que o Audax aqui no Rio tem, a cada evento, aumentado o número de parcipantes. Astral positivo: palavra que incentiva, sorriso sincero.

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo relato Érica.

    Deixo aqui o agradecimento a todos os voluntários, ao PC de Quissamã, com uma macarronada sensacional e a organização do evento.

    Mais um brevet na conta.

    ResponderExcluir
  10. SEM VOLUNTÁRIOS, NÃO SERIA POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DO AUDAX RIO. OBRIGADO A TODOS VOCÊS, VOLUNTÁRIOS E ORGANIZADORES PELO EMPENHO!!!! ATÉ OS 400 KM.

    Felippe Falcão

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todas as pessoas que estiveram no apoio do AUDÁX 300KM em Rio das Ostras,o carinho e a atenção de vocês,não tem preço,meu muito obrigado e até o próximo Audáx Rio!
    Paulo Albuquerque

    ResponderExcluir
  12. Alexandre Ferreira22 de março de 2011 00:47

    Erika como citou o Khristian H. aquela recepção que vc nos deu em Quissamã, nos relaxa, nos faz sentir melhor, nos dá força pra prosseguir. A gente percebe que a sua intervenção é espontânea, de quem faz com carinho, de quem quer ajudar. Isto faz o evento ficar cada vez melhor. Te agradeço por aqui pelo carinho e atenção nos PCS

    ResponderExcluir
  13. Oi Érica que relato emocionante! Foi muito divertido passar a madrugada aprendendo com vocês e podendo ajudar a tantos heróis e heroínas do pedal. Audax é um mundo paralelo onde reina a coletividade, bom humor, desprezo a medos bobos, perseverança, enfim, Audax é exemplo pra toda VIDA! Me aguarde como voluntária ou nos desafios, tô treinando!
    beijão Vanessa Bittencourt (aprendiz de ciclista)

    ResponderExcluir
  14. Pois bem,
    Eu não fiz o 300, Estava no desafio...então não lhe conheci Érica. (Buááááá)

    Contudo tinha um camarada no PC2 em Macaé que foi gente boníssima tb!! se ofereceu para quardar minha bike enquanto eu procurava desesperado um banheiro!!! huashausuhas

    Além das duas minas que receberam agente na volta para tocolandia com uma PARABENSSSSSSSSSSSSS Hiper massa!!!


    Assim, OBRIGADO a todos os Voluntários mesmo!!!!

    Vanilton Santos

    ResponderExcluir
  15. É isso ai Érica!!
    Agradeci antes e farei isso mais uma vez!
    MUITO OBRIGADO!!!

    Muito obrigado a você e a todos os voluntários, sejam eles PCs ou não, todos estão de parabéns...

    Quanto ao trabalho voluntário, só quem já fez sabe como é gratificante receber um simples sorriso como "pagamento".

    Bjs e até o 400!!
    Vinil

    ResponderExcluir
  16. Olá Érica,

    Obrigado pela sua contribuição, sinceramente hoje admiro imensamente este evento, pois sei que só fica de fora quem quer, já que ser voluntário é tão grandioso quanto ser participante.

    Vocês conseguem abrilhantar mais ainda este momento, já que não tenho dúvidas de que é de coração.

    Parabéns a todos vocês, que torceram e nos ajudaram a alcançar este grande desafio.

    Eduardo Pólido

    ResponderExcluir
  17. :D Tô feliz da vida por ver aqui que todos tem o espirito Randonnée, pura COOPERAÇÂO!! Agora é pensar na organização do 400km e no treinamento. Mas já podem contar, que apoio vocês vão ter, porque fazemos de coração!
    Falo em nome de todos os voluntários e agradeço a eles também, Thaisinha, Paula, Cristiano, Marta, Erick;Roberto, Thiago e Edu, da organização, meu muito obrigada!
    *Adorei todos os comentários!*

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.