sexta-feira, 11 de março de 2011

Treino x Simulado

Treinar para o Brevet e simular um Brevet podem soar coisas parecidas, mas são atividades bem diferentes. Os treinos podem ser compreendidos por atividades que trabalham aspectos isolados de um Brevet, por exemplo, o preparo físico. Correr, caminhar, alongar-se e fazer ginástica podem ser classificados como treinos. Pedaladas em ritmo acelerado também são considerados treinos, pois trabalham muito mais o preparo físico.
Já o simulado é a pedalada que congrega todos os aspectos: equipamento, acessórios, alimentação, hidratação e preparo físico. Além, é claro, de ajudar na preparação psicológica que, veremos a seguir pode fazer toda a diferença nos brevets longos e mesmo nos mais curtos.
A princípio podemos imaginar que o simulado só vale se reproduzir o mais fielmente possível a distância, a topografia e o horário do Brevet. De fato podemos achar até que o ideal seria reproduzir exatamente o percurso do Brevet (e o fato dele já estr divulgado permite isso). Mas, lembremos que este evento não é uma competição em que estar plenamente familiarizado com o percurso pode lhe render mais desempenho e melhores colocações, portanto, a menos que seja fácil e prático ir à rota, não consideremos isso como primordial.
No Brevet de 200, feito apenas de dia com muitos ciclistas e PCs relativamente próximos (cerca de 50 km) dá pra fazer poucos simulados durante o período de preparação, tipo 1 ou 2. Mas a partir do Brevet 300 e especialmente para o 400 e o 600 é fundamental incluir alguns simulados no seu plano de preparação.
É preciso simular pedalar à noite (durante TODA a noite e não apenas algumas horas), pedalar na chuva (quanto maior o Brevet mais tempo na estrada e maior a probabilidade de pegar chuva), pedalar no frio e no calor forte. Sempre usando a bicicleta, os equipamentos, roupas e acessórios que serão usados no Brevet. Reiteramos que não é fundamental pedalar a mesma distância do Brevet para o qual você está se preparando, a não ser que seja dos mais longos (400 e 600).

Veja mais dicas de preparação na guia PREPARE-SE.

Um comentário:

  1. Khristian Huback.
    Gostei muito do comentário acima.Tenho muita dificuldade em saber qual treinamento mais correto,levando em consideração ao tempo que tenho disponível para treinar ,que é muito pouco.Para ter uma ideia depois que fiz 200 km em março não tive tempo para treinar de bike ...so fiz treino mais específico em academia,que fechou de sexta ate quinta após carnaval.Peço aqueles que tem experiências nos Brevet mais longos,relatem ou passem por e-mail a sua forma de treinar.Desta forma de trocar experiência com os mais novos pode levar ao crescimento dos inscritos nos Brevets mais longos.

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.