quinta-feira, 3 de março de 2011

Relato Brevet 200 - Décio Viana


Macaé- RJ 01 de Março de 2011.

Vamos lá! Bom, já algum tempo eu vinha sondando informações sobre as provas do AUDAX que rola pelo mundo a fora. E a curiosidade foi aumentando em fazer!  E um belo dia retornando do trabalho para casa ( em Macaé ) eu avistei o out dor do evento que seria realizado em Rio das Ostras, então decidi me inscrever, mas não sabia se faria a etapa de 100km ou de 200km. Deixei para resolver isso depois! Tratei apenas de intensificar o treinamento. “ Treinamento forte, para um combate fácil”
Com a aproximação do dia do evento, eu acabei conhecendo através de um amigo, a figura de Pseudónimo “ FININHO” e ouvi dele, numa roda de amigos e bebendo muita coca-cola as historias de suas viagens em cima de uma bike. Aí eu decidi...VOU FAZER O DE 200KM... Os relatos do cara me deram um Gás a mais para entrar nessa jornada do AUDAX.
Em fim...chega o dia 20 de Fevereiro de 2010, o DIA “D”....aínda é madrugada quanto saímos de Macaé ( eu, minha esposa e o malinha do meu Sogro ) sentido a R.O.  No caminho encontro os novos amigos do pedal e aos poucos vamos chegando no local de largada.
Pronto...pegamos a estrada! A largada foi dada!!! Iniciamos as pedaladas em um bom ritmo e assim mantivemos...Conforme planejamento feito anteriormente!!!  Do PC 1 -   formamos uma equipe (heróis da resistência) de revezamento até o PC-2 (formada por Eu, Breno (novo biker amigo), Fininho e outro companheiro que não me recordo o nome)...com o passar dos KM’s percorridos.. nosso amigo CAIO BARROCO que havia ficado em um pelotão bem atrás...nos acompanhou....e fomos juntos até o PC -2 em Macaé.  (( já chegamos... marcamos o ponto...tiramos um foto pra registra o momento...e partimos atrás do 1º pelotão )) Com muita energia cruzamos Macaé...e chegando ao trevo de acesso a Carapebus...ELA APARECEU....e fui OBRIGADO por uma FORÇA MAIOR a diminuir consideravelmente o bom ritmo que havíamos aplicado até o momento... Ela, a “CAÍMBRA” !!! Daí em companhia do Breno fomos sentido a Quissa...no caminho o amigo (Breno) sendo solidário a min também sofre um momento de Câimbra... He He He ...Conseqüência...o ritmo caiu mais um pouco... como se isso não bastasse. A água acabou...O vento soprou mais forte contra os dois seres...O sól parecia que estava a poucos metros acima de nós...o calor do asfalto tava feroz. . . as dores lombar...foram aparecendo...Mas mesmo assim...lá fomos nós!
Derepene o que parecia uma MIRAGEM DO DESERTO...se tornou uma REALIDADE AO CERTO...No meio do nada....longe de tudo...EIS UMA CARRINHO DE AGUA DE COCO! He He He O soro de melhor hidratação...lá paramos...enchemos a cara de água de coco e partimos...Segundo da tia da água de coco...restava apenas uns 12km até Quissamã... PUTZ!!! Estamos chegando PENSAMOS.  Depois de pedalar alguns minutos, avistamos uma PLACA. ( QUISSAMÃ 9 KM )... Pelo amor de DEUS!!!!!  Foram os piores 9 km da minha vida em cima de uma BIKE... nem o GRANDFONDO DAS MONTANHAS, O DESAFIO DA SERRA DE CAMPOS DO JORDÃO, a ESCALADA SERRAMAR se comparou a esses  9 km. Bem, passado esse momento de fadiga...chegamos no PC- de Quissamã. (( 50% da prova feito ))  Ah... e Parabéns a Prefeitura de Quissamã pelo APOIO que dá ao ESPORTE, independente da modalidade. Parabéns !!!
Então..ficamos lá um tempinho...depois de hidratar o corpo...zerar o psicológico...animar a alma...abastecer as caramanholas e os bolsos. Resolvemos ( eu e Breno )pegar a estrada de volta a Rio das Ostras... lá fomos nós...cheios de gás...e derepende chegamos em Carapebus...quando aí ocorre mais uma quebra de ritmo...MEU PNEU FURA...É sacanagem!!! Bom, fiz o reparo...troca de câmara de ar...e lá fomos nós...passamos rapidamente pelo PC de Macaé e seguimos sentido a Rio das Ostras...Mas antes passamos pelo ultimo PC em Cantagalo... Ao sair de lá sentido a Rio das Ostras...eu e o amigo...fizemos o percurso pela rodovia do contorno...Foi P U N K...andamos mais de 16km do que o previsto... ou sejas, fechamos o AUDAX com 220 km no CATEYE e mesmo assim dentro do tempo que eu havia estipulado como meta para min. He He He
Finalizando!!! Conquistei a minha primeira etapa no AUDAX e a chegada foi muito boa...é uma emoção de conquista sem igual. (Se vc ainda não fez...PREPARA-SE e FAÇA)
Agradeço a Deus em primeiro lugar pela saúde e a proteção na estrada, a minha esposa que mesmo grávida esteve presente desde do inicio até o fim, ao mala do meu sogro pelas fotos...aos colegas do pelotão que com a maior disposição fomos revezando boa parte do percurso.
Assim como quase tudo na vida pede um resumo o AUDAX pra min se resume na frase. “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”.
A minha dica para o de 300km é o que diz a frase do Banco Santander “ VAMOS FAZER JUNTOS” Um abraço a todos e até 300!
Décio Viana

2 comentários:

  1. Achou punk??vai ver o de 300 hehehe detalhe naum tem sol naum soh lua, o problema vai ser a caimbra brigando com o sono lembre se disso quando tiver um dos 2 e lembre se que como diz o Lance a dor é temporária desistir é para sempre ou a que eu falo pra minha esposa quer moleza?senta no pudim.

    ResponderExcluir
  2. Caimbra, a greve geral dos músculos...
    conversei com amigos da ed. física e todos me recomendaram:
    1- Hidratar bem, evitando beber apenas agua, um repositor é fundamental!!
    2- Mudar o exercício, no caso caminhar ajuda a retirar o ácido lático das pernas.
    3-Fazer uma massagem também vai ajudar.
    4- Andar perto de mais do seu limite não é uma boa idéia, segura a onda rsrsrs :)

    Abraços e até os 300

    Vinil

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.