segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Antes do 300

Desde o primeiro 200 da temporada 2011 (o urbano realizado em novembro de 2010) e contando com o Brevet de domingo passado muitos atletas obtiveram o grau para correr o Brevet 300 do próximo dia 19 de março. Novatos ou experientes, somos todos sempre aprendizes nesse grande esporte que é o Ciclismo de Longa Distância. Isto posto, valem dicas rápidas, repito, para novatos e experientes. Antes de se aventurar num Brevet de 300 km que vai virar a noite inteirinha e pode ter até 20 horas de pedaladas é interessante:

1) Virar uma noite pedalando: não precisa fazer um simulado de 300 km (seria bom, mas no momento não é tão imprescindível), mas é bom passar pela experiência de girar a noite toda (de 18 hs às 6hs, por exemplo) numa estrada para fazer alguns testes. Se estiver chovendo melhor ainda. Pra que serve?
- Serve para testar sua iluminação (dianteira e traseira) pra saber se é suficiente e se as baterias precisarão ser trocadas ou não;
- Serve para você saber como seu corpo se comporta diante da privação de sono. Você pode descobrir que precisa dormir algumas horas de dia antes do Brevet (ou que não precisa);
- Serve para você descobrir que roupas, comidas, suplementos e equipamentos serão importantes;
- Serve pra descobrir, de manhã cedo, se você vai aguentar mais algumas horas de pedal ou não. Nesse caso, precisa rever seu esquema de treinamento, alimentação e hidratação (você tem um esquema né?).

2) Pensar na questão da pedalada em grupo (ou em dupla). Leia com atenção o texto sobre Pedalar junto. Aliás já pode começar no simulado que sugeri acima.

3) (re)Leia os relatos aqui no blog de quem já fez o 300, ajuda muito na hora de imaginar como vai ser e você vai se lembrar de algumas passagens importantes quando estiver no km 260 que podem te ajudar a terminar numa boa:

Relato 1 Brevet 300 
Relato 2 Brevet 300
Relato 3 Brevet 300
Relato 4 Brevet 300
Relato 5 Brevet 300

2 comentários:

  1. Este audax 300, também vai começar a noite?

    ResponderExcluir
  2. Oi Nei,
    Vou puxar sua orelha na próxima reunião técnica. hehehehe
    Na lateral direita do blog tem as informações mais atualizadas sobre a próxima prova.
    Lá você lê direto ou acha links para o que é mais importante, como o horário da largada: 16 horas.
    Abs
    Edu

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.