terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dois meses para o Brevet 200

A hora é essa. Quem quiser se preparar direito para o Brevet 200 de Rio das Ostras deve se planejar e começar a treinar e se aprontar agora. Sim, as festas de fim de ano estão aí e podemos ter o merecido descanso, mas para ser um bom randonneur é preciso que o treinamento seja minimamente disciplinado, mesmo durante as festas de fim de ano. Estamos na marca das 9 semanas, considerando por muitos o tempo mínimo necessário para a preparação adequada a uma pedalada de 200 km.
Revisão do equipamento, exercícios periódicos, alongamentos, treinos físicos e treinos técnicos podem fazer toda a diferença entre terminar a prova ou abandonar/terminar destruído.
Se quiser mudar algo na bicicleta, roupas e demais acessórios (como o capacete e sapatilha) faça-o agora. Não mude nada com menos de 8 semanas para a prova. Não há nada pior do que descobrir algum engano ou incompatibilidade ergonômica a poucos dias do Brevet ou no próprio dia.
Alongamento leve diário e sempre após as pedaladas e treinos físicos é muito bom. Mas lembre-se: LEVE. Nada de treinar pra ser homem/mulher-elástico.
Um treino físico bom pra quem não tem tempo é subir e descer escadas. Bastam 15 minutos por dia (nestes dois meses), sem correr e você terá o mínimo necessário pra completar numa boa.
Os treinos técnicos e os longos são valiosos, mas não exagere nos longos. Um longo de 80 - 100 km por semana é mais que suficiente. Um simulado de 180 - 200 km também cai bem, mas só se a preparação física estiver ok e nunca na semana anterior ao Brevet.
Vale a pena dar uma olhada com calma nos 43 textos já publicados neste blog sob a classificação PREPARE-SE. Há muitas dicas e recomendações importantes nesta lista de textos.

Esteja pronto e vá buscar seu Brevet 200 em 20/02/2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.