domingo, 19 de dezembro de 2010

Citius, Altius, Fortius

Sol nascente, vento no rosto e muitos quilômetros à frente: Feliz 2011! Foto: Samitri Bará

Segundo a Wikipedia o lema olímpico em latim, significa em português "mais rápido, mais alto, mais forte" e foi proposto pelo Barão Pierre de Coubertain quando da criação do Comitê Olímpico Internacional em 1894. Na verdade Coubertain pegou essa frase emprestada de seu amigo Henri Didon, um pastor dominicano entusiasta do esporte. O lema foi usado pela primeira em 1924, nos Jogos Olímpicos de Verão em Paris.
Embora possa ser interpretado como um lema fundamentalmente competitivo já que estimula a ser mais rápido, mais alto e mais forte em uma competição, como o são os Jogos Olímpicos, este lema certamente vai além disso.
Muito além, na verdade.
O Audax Rio, como randonneur, entende que é acima de tudo um lema que incentiva a auto-superação. Antes de vencer os adversários em uma competição é preciso ser melhor do que se era antes. A diferença é que este é um esporte não-competitivo e ficamos com a parte da auto-superação.
E no Audax Randonneur invocamos esse poderoso lema para desejar que em 2011 os randonneurs brasileiros cheguem ainda mais longe, movidos apenas por suas pernas, suas mentes e seus espíritos aventureiros. Em 2011, que a superação de seus próprios limites se torne realidade e que as longas distâncias sejam os merecidos troféus por tanta dedicação e amor a esse esporte tão fascinante quanto desafiador.
ALLEZ RANDONNEUR!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.