sábado, 27 de novembro de 2010

Relato Brevet 600 SP - Paulo Albuquerque

AUDÁX 600 km HOLAMBRA 20/21 DE NOVEMBRO DE 2010
Briefing 02h00min AM e 04h00min AM largada oficial do Audáx 600 km em Holambra com 16 participantes. Saímos ás 4:05h AM e rumamos a Pc1 Posto Graal 58,4 Km,logo no início erro de alguns participantes na saída de Artur Nogueira em direção a Engº Coelho-Limeira,resolvido o problema retornam a prova,  na SSP 332 acidente com 2 motos e um presunto no canteiro!Houve um pequeno stress porque alguns fugiram do acostamento (Rogério se estressando) claro, cheio de pequenos pedaços do acidente, fomos em frente tudo voltou ao normal, mas alguns participantes como natural começaram a ficar distanciados um do outro. Comecei a perceber que tinham muitas subidas no percurso como foi falado, só que era pior do que imaginava e como estava de speed nesse percurso iria ser mais doloroso a subida não dava para passar de 12 km em alguns trechos e observava do outro lado que seria pior à volta.  Acabei chegando nesse trecho com todo grupo (06h25minh AM), exceção de um que chegou 13m depois. Parei para hidratar, esticar as pernas, banheiro (chuveirada na cabeça) e comer alguma coisa para dar continuidade nos próximos 15/20m. Observei que o Ivan não descansou e se hidratou,péssimo sinal pela temperatura já ás 6:25 AM.Estava dentro do meu cronograma pois sairia do posto de controle ás 7:00h.Continuando em direção ao PC2 Porto Ferreira á 124,9km. Comecei a sentir uma sensação térmica muito aquém para aquele horário, já imaginava a volta como estaria, mas como um bom Baiano gosto muito do sol. E começa um mar de subidas intermináveis na Rod. Anhanguera SP 330, meus treinos de speed no Joá e na Vista Chinesa (RJ) foram fundamentais pelo trabalho desse grupamento muscular e fez a diferença no grupo. Percebi que o grupo começou a dissolver com maior intensidade,via na fisionomia dos audaciosos um pequeno sofrimento pelo desgaste(sol e subidas),estava me sentindo muito bem, pois no dia anterior estava me sentindo muito cansado pelas provas  de MT XCO/XCM que havia terminado e uma pequena tonteira talvez pelo cansaço durante um ano cheio de provas!Logo à frente vejo o Richard Dune com o pneu furado, tinha obrigação de parar, porque no Audáx 400 km de madruga já pra lá de Marraqueche, uma sopinha bem quente para revigorar meu corpo, só ele mesmo um cavalheiro, me deu muitas dicas durante a prova que esteve como apoio!Parei para ajudá-lo e logo atrás vinha o Maurício e o Cláudio meus companheiros e amigos do Rio de Janeiro. Tudo pronto fomos os quatro em frente, logo o Richard Dune começa a puxar, vamos atrás está no começo vamos tentar acompanhar e fomos chegamos juntos no PC 2 ás 09h25min AM, já tinham sido percorridos até agora 124,9Km. No meu cronograma trocaria de roupa nesse PC2 e sairia ás 10h00min AM. Uma parada mais longa por causa da temperatura seria ideal para recarregar as baterias e um bom banho. Uma média acima de 25Km conforme planejado até aqui.Agora seguir em frente até o PC3 187,2 Km,onde faria uma pausa maior para almoçar,estava tudo dentro meu planejamento,sem nenhum furo no pneu e a bike perfeita até aqui.E aí começou a saga do AUDÁX 600km,como haviam falado,sol a pino dava para fritar um ovo naquela altura 11:30h AM 30º,imaginava como seria ás 15:00h PM(pois eram 14:00h PM do horário de verão) e tome subidas aproveitava para descer a 70Km/h e subir com maior velocidade, mas voltava para 15Km/h não tinha jeito tinha que ter perna mesmo,o bom de fazer MTB é que subismo muitos morros com grandes inclinações e distâncias,ex: Lagos Cup Saquarema Serra do Roncador 6Km com 790m de altimetria nos primeiros 800m de prova,mas uma no meio da prova de 39km de 5Km com 600m de altimetria e soca bota.Naquele momento meu companheiro e parceiro era o Oswaldo de Brasília,que me salvou quando faltavam 21Km de prova dos 400Km em Boituva.Estou bem parado o cara além de ser o responsável pelo AUDÁX DE BRASÍLIA,tem na bagagem mais de 10.000km de AUDÁX,além de ser um pessoa fantástica me orientava muito durante a prova,o bom nisso era que estava aprendendo com os melhores,quer mais,isto não tem preço,informações sobre nutrição foram muito importantes na prova ainda bem que não tem doping!(BCA E DYM +), parecia até o pessoal do TOUR DE FRANCE, tudo bombado!Cheguei no horário previsto ás 13h00minh PM. Agora almoçar e descansar bem para os 63Km finais.Meu apoio já esperava no PC3 para almoçar.Comemos juntos com os Cariocas e o Brasiliense,aproveitamos para falar da prova e como seria o resto do percurso, pois o sol já castigava a todos muito forte e sabia que alguns participantes estavam como um bala nem paravam direito,falei sei não!Bom uma refeição leve e um pouco, mas de descanso para continuar-mos, pois sabíamos que ainda teríamos 150,2 Km da 2º etapa (NOITE) dos 600 km, perfazendo 400,9 Km. Saída do posto de controle ás 14h30min PM, 63 km até Holambra saída da 1º etapa de 250,7Km. Já sentia nos primeiros Km o sol na cabeça bem intenso, ainda bem que joguei muito voley Ball na praia com 42º na cabeça durante o dia inteiro há alguns anos atrás, antes de começar a pedalar (5 anos). Sabia também que teria que subir o final do percurso o que desci a mais de 70Km/h,vamos poupar energia,rodar com regularidade conforme previsto na minha média ! Comecei a abrir dos meus parceiros Cariocas com Oswaldo num bom ritmo, demos algumas paradas no meio do caminho para molharmos a cabeça e reidratarmos, pois a água acabava depois de 20 km, estava sentindo no verão carioca rio 40º, mas com certeza estava mais, ouvi comentários durante a prova de 42º na cabeça imagina o chão. É amigos agora ia começar a fazer diferença muitas coisas durante os primeiros 230Km de prova,quem se guardou e se poupou ia chegar mesmo na dificuldade,quem não?(Dançou). Quando comecei a ver Artur Nogueira nas placas falei está chegando 15 km finais de subidas; naquela altura um pequeno cansaço, pois ninguém é de ferro. Faltam 4Km opps vou chegar na 1º etapa da prova uma subida bem íngreme para pegar a prefeitura o Oswaldo olha para mim,falei vou socar a bota em pé e fui,ele falou você e maluco quer travar a perna,falei a ele que perna!Olhei a frente e visualizei o Hotel que sensação boa. Chegada 16h58min PM, minha previsão era de 17h00min PM, perfeito meu planejamento, mesmo ainda sendo iniciante neste tipo de prova em relação a muitos Randonneurs. Comecei a ouvir que muitos já haviam desistido inclusive alguns AUDAZES, com mais de 1000 km no Paris Brest Paris. Pensei está pior do que imaginava, agora só tinham nove na prova para a 2º etapa de 150,2Km até RIO CLARO. Minha previsão de saída era ás 18h30minh PM. Aproveitar para descansar essa 1:h30h,tomar um banho,mudar novamente o vestuário pois pedalaríamos a noite,fazer um pequeno lanche no hotel e sairmos.Combinei com o Oswaldo ás 18:00h no hotel,porém saímos ás 18:30h.Minha previsão era de voltar até 1:30h AM de Rio Claro.Bom seria a 2º vez que faria 400Km na minha vida,nessa 2º fase e a 1º vez foi nos 400Km de Boituva e não foi muito agradável já tinha passado essa experiência,só queria ver o que iria acontecer.Minha estratégia era usar a MTB a noite para descansar a coluna e rodar mais suave durante o percurso,pois haveria também muitas subidas.Com um pequeno atraso rumamos a Rio Claro 326,1Km Terminal Rodoviário.Saímos os Cariocas e o Brasiliense todos juntos,a noite estava bem agradável,iria dar um refresco em relação ao dia, com certeza iríamos render bem mais e por incrível que parece estava me sentindo muito bem,melhor do que imaginava.O início do percurso era igual até o Km 44Km,quando então rumaríamos para a rota de Rio Claro.Comecei a me distanciar de novo dos meus amigos e só nos reencontramos quando meu pneu furou.Oswaldo mais uma vez meu anjo da guarda me dando apoio,logo a seguir viria o Maurício e o Cláudio de Niterói ,Um furo para lá de radical,tirou o humor de todo mundo,rss!(eles sabem!). Nisso aparece nosso outro Anjo da Guarda Fábio, apoio do AUDÁX BRASIL, já estamos resolvendo pode seguir em frente fica tranqüilo, também com três guarda costas pudera. Isso é o AUDÁX onde fazemos amigos e companheiros durante a prova, esse é o espírito do AUDÁX! Mas no planejamento acabei me atrasando (01h30min) e meu companheiro também teria que tirar a diferença na volta. Fomos em frente e chegamos no PC5 rio Claro ás 24:15h AM.Hora de descansar bem,pois a volta ia ser cruel as subidas eram intermináveis.O apoio já fazia um macarrão para nos levantar,todos sem exceção estávamos moídos e cansados.Já tinha 2 audazes no PC5 quando chegamos 1 dormindo e o outro resolvendo o problema do pneu da Bike,já tinha um caramanchão,o cara vacilou e acabou saindo da prova junto com seu amigo que estava quebrado,olhe que algumas vezes pedalamos juntos me lembro,mas com certeza não se hidrataram e descansaram o suficiente,quem não fez iria pagar o preço!  Estava começando a sentir um pouco de sono tinha que dar um cochilo de 15/20m se não ia apagar me conheço,quando volto para olhar o pneu da bike se está tudo correto e vejo que furou de novo,isso que dá usar KENDA, usei o ano todo nas provas o Larsson e dei esse molhe, mas um tempo parado, pedi ao Fábio para ajudar do apoio enquanto comia e descansava uns 15m, logo descobriu que tinha um pequeno arame por trás do Mr. Tufy, graças a Deus descobriu o maldito!Nisso vejo que meus companheiros vão partir, agora não seria justo fazê-los esperar, falei encontro com vocês no caminho e assim partiram. Agora só tinham 7 Malucos nessa prova,9 haviam desistidos.Bom agora é voltar os 75Km finais dessa 2ª etapa e dar uma pequena descansada de 4 horas,está era a previsão.Saí melhor do que esperava pois agora iria fazer o início do percurso sozinho e com “Deus”.Soquei a bota como nunca ligou o motor “MTB BIKER”. Estava me sentindo muito bem por incrível que pareça, parei, mas uma vez no caminho para colocar água na caramanhola, tomei um café alonguei a coluna durante 10m e retornei ao percurso, já não vi mais meus amigos que saíram na frente pelo percurso. Quando de repente avisto a placa de Artur Nogueira,falei está perto vou conseguir chegar muito bem os 400,9Km da 2º etapa.No meio do caminho chegando perto de Holambra parei numa conveniência para tomar uma Coca-Cola e um sorvete Mega ,show de bola. A pizza que havíamos pedido para comprar quando chegássemos ás 01h30min/02h00min AM, já devia estar um gelo ás 05h00minh previsão nesse momento. De novo aquela subida da prefeitura bem íngreme para acabar com as pernas,só que agora seria bem mais fácil pelo equipamento e foi!Bom estava avistando o Portal da Cidade de Holambra cheguei! Eram 04h50min AM. Agora comer um pedaço de pizza gelada que parecia quente com um bom guaraná, tomar um bom banho e dormir um pouco já não eram mais 04h00min de sono no meu planejamento e sim 03h00min. Bom apaguei o relógio tocou com se tivesse dormido 15m, tomar um café e um bom banho frio para despertar. Encontro com alguns desistentes no café da manhã, entre eles o Richard Dune falando que o pessoal já tinha largado. Falei tranqüilo estou bem faltam só 200Km,cheio de graça até parece que pedala!!,café da manhã bem regado banho tomado de novo no percurso para a 3º etapa da prova Holambra- Casa Branca 105 km logo ali. Saída 08h30min AM pegando SP 107, confirmei no posto de socorro ao sair de Holambra meio confuso!Parecia mais tranqüilo o percurso no início e a temperatura ainda estava suave, mais com certeza a volta ia ser punk. Eis que encontro no caminho alguns ciclistas treinando no percurso 30/35 km/h, falei era tudo que precisava pegar essa roda nem que seja por 30m, fui chegando e a galera me olhando eram seis ciclistas, falei posso ir junto estou numa prova chamada AUDÁX, vocês conhecem um deles falou, já ouvi falar menos mal, estamos pedalando tem 10 km vamos perto de Aguaí, falei para mim show tudo que precisava, pois o Rogério me avisará que tinha muitas subidas na ida e na volta dava uma pequena aliviada. Fomos conversando em dois blocos de dois, às vezes um bloco só, começou o sobe desce, 70 km/25 km/15 km e assim foi por bom tempo. Só depois de 20 km pedalados perguntaram quanto eu já tinha pedalado, bom até aqui 440 km aproximadamente, como. É comecei a pedalar ontem ás 04h00min AM de ontem, estou indo até Casa Branca e volto a Holambra novamente para completar os 600 km. Acho que arranjei alguns fãs. E com isso consegui uma média muito boa diferente do Rogério que me diz que fazia esse percurso com 31Km/h de média,nem discuti,pois chegar aos 24/25Km/h estava punk!Chegando ao Km 186 nos despedimos agradeci a companhia e voltei novamente ao percurso, parei num restaurante pelo caminho para me hidratar com mais água, pois a minha estava acabando, tomei uma chuveirada pelo corpo, pedi um salgado com Red Bull e um pão de queijo, tome carboidrato, estiquei as pernas e a coluna, speed de novo. Revigorado faltavam 27 km para concluir o percurso de 103 km dessa 1º parte da 3º etapa. Saída 237 Itajobi-SJ, cadê a placa correta, onde está o Wolly vejo Raphael do outro lado voltando, bom vou pegar debaixo do viaduto, avistei um posto só que tinha bandeira como era do lado do Borracheiro, vou perguntar e o dono falou é aqui mesmo e disse seu pneu está vazio, deixa que encho falei não precisa é só dar a volta que o PC 7 está aqui e tenho apoio, obrigado. Andei 200m cheguei ao posto olho para o lado olho para o outro e nada, falei tem algo errado esse posto tem bandeira eram 13h15min COESA, ai alguém no posto falou que viu uns ciclistas passando por cima da ponte e virando pelo posto SOS na rodovia; era o caminho “ESSE MAPA!” Sei não, vamos em frente quando avisto o pessoal de apoio no posto ás 13h30min PM, sol a pino estava começando a incomodar, ainda bem que cheguei. Agora iria tomar um banho no posto,almoçar,hidratar e descansar um pouco para seguir em frente restando 101Km para Holambra.Apenas 4 Randonneurs já haviam saído,bom estou no bolo ainda faltavam meus amigos do Rio e de Brasília para chegar no PC 7 até 13:35h PM,mas o Rogério Organizador iria dar uma tolerância de 30m legal .Bom chegaram 2,faltava o Maurício passou do PC7 acima da ponte todos nós gritávamos é aqui,placa do WOLLY! Bom todos os presentes no posto, éramos sete participantes naquela altura. Falei ao pessoal vou partir e fui embora,agora faltavam só 101Km,rss!Só rindo mesmo sabia que a volta era mais rápida conforme depoimento do Rogério, mas o sol já castigava o corpo bem cansado. Logo na saída dos 5 km muita água na cabeça, e vem subida e vem descida, estava voando baixo naquela altura já tinha na cabeça vou chegar de qualquer maneira, o pior já passou assim pensava e fui chegando ao Km 25, caiu à pressão, tinha um posto rodoviário a 5 km a frente é ai que vou parar antes do Km 191, tinha um lanche pago pelo Rogério para nos participantes da prova, mas não dava para chegar lá se não parasse. Cheguei no posto Rodoviário e pedi ao policial para beber água pois a minha havido acabado,prontamente falou pode ir na cozinha e pegar.Tomei um litro direto de tanto calor que estava se não parasse ali iria me desidratar com certeza como aconteceu com o Maurício do Rio(ficou sem água).Joguei aquela água gelada na cabeça do lado de fora da cozinha e deitei durante 5/10m,que coisa boa.Quando vejo o policial e fala você está passando bem,entra aqui no ar condicionado,falei tudo bem agora se não iria apagar.Estava impondo um ritmo muito forte na volta,queria tirar o atraso durante a prova.Meu prognóstico inicial era de fazer a prova em 37/38h.  Revigorei meu corpo como nunca, mas mesmo assim iria parar no KM 191, para comer, hidratar e descansar 10/15m, estava no tempo de 30m previsto até o final para queimar!Soube então como já comentado anteriormente que o Maurício (RJ) havia parado; ainda na prova comigo naquela altura o Cláudio e o Oswaldo. Naquele ponto até o final eram 45Km,parecia um sonho que iria completar meus primeiros 600Km na minha vida.Passava um filme na minha cabeça por tudo que havia feito durante o ano nas competições que estive presente.(MTB XCO/XCM).Paris Brest Paris,já não parecia um sonho impossível de concretizar,agora estava bem perto da minha realidade e o carimbo do passaporte antecipado para o maior Audáx que vai se realizado em 25/08/2011.Faltavam 25Km,o sol castigava durante toda  a tarde,mas começava a dar uma trégua.15Km,10Km estou chegando.Vejo a placa saída 140 para Holambra,agora era real vou chegar,começo a ver o Portal de Holambra,começa a garoar dádiva de “DEUS”,tinha que chover mesmo,estava conseguindo algo inédito para um atleta amador e entusiasta desse esporte em 2 anos era mágico,já tinha tido essa sensação quando jogava voleibol,  quando era um atleta muito novo,levantando um troféu de campeão!”Vejo a 500m todos meus amigos, parceiros e apoio nessa jornada. Soube ainda que o Oswaldo chegou a desistir colocando a bike no táxi,quando chega o Fábio do apoio e diz falta 35 km,vai parar. Ele completaria a série pela segunda vez “DOUBLE RANDONNEUR” como se diz, falei que o cara era fera, nada como um pouco de atenção e hidratação ao OSWALDO, ele começou a se sentir melhor, voltou dos mortos como ele disse, Cláudio soube que teve uma queda também, mas conseguiu como eu reviver das cinzas. Voltando cheguei, à foto em anexo diz tudo. Tenho muita gente para agradecer com certeza, por isso não vou me alongar mais, chega o que já escrevi nessas 5 horas! Agora o sonho virou realidade Paris Brest Paris é real! Carimbei meu passaporte e completei minha série em 2010 com 200/300/400/600 km, sou” SUPER RANDONNEUR”

Agradeço a todos que torceram por mim e acreditaram em especial SRA DOMÓTICA ARQUITETURA E TELECOMUNICAÇÕES LTDA, sempre me apoiando, aos meus amigos do MTB (FECIERJ) e Presidente da FECIERJ (Cláudio Santos), companheiros no dia a dia (em especial Mário Bráz) a minha Assessoria Esportiva “Walter Tuchê”, aqui incluem o pessoal da loja Renato Estrela (manutenção), são os caras!24 horas no ar, meu amigo ex-personal Rodrigo Tosta, aos professores da Body Tech, meu médico e nutricionista Dr. Alberto Mosa.  Agora descansar e começar o treinamento intensificado no início do ano. Começa a série toda de novo(200/300/400/600Km),para o Paris Brest Paris 2011.
Abraço a todos que participaram e me apoiaram neste meu projeto pessoal.
Rio 25/11/2010
Obs. É preciso muita força de vontade e cumplicidade de todos envolvidos como citado anteriormente, para que um projeto desse porte possa dar o resultado esperado. O investimento é significativo,pois tem que ter uma infra-estrutura material e pessoal adequada para este tipo de prova!Ninguém conseguirá fazer uma prova dessa magnitude, sem um bom equipamento e uma boa assessoria esportiva e apoio logístico com 600 km em diante!