quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Postos de Controle Surpresa

O artigo 8º do Regulamento dos BRM (Brevets Randonneurs Mundiais) prevê que os organizadores determinem PCs surpresa pelo caminho. Estes PCs servem apenas ao controle de passagem dos atletas, de modo a evitar cortes de caminho. O horário de funcionamento segue a regra de abertura e fechamento dos demais PCs. O brevet Urbano de 200 km tem uma rota muito peculiar, que serpenteia por toda a cidade, mas apenas em algumas das melhores vias para se pedalar. Assim são freqüentes os trechos que podem ser subtraídos de propósito ou inadvertidamente pelos participantes. Como não é possível colocar PCs reais com infra-estrutura de hidratação e alimentação em cada um destes trechos optamos por mesclar PCs reais com PCs surpresa. Corte de caminho (de propósito ou por engano) é punido com a desclassificação e exclusão do atleta de todas as organizações do Audax Club Parisien (artigo 11).
Lembramos que essa punição só ocorre ao final da prova. Voluntários nos PCs apenas anotam as ocorrências, que são passadas ao diretor de prova. Este o encarregado da ingrata tarefa de comunicar, na chegada, caso ocorra corte de caminho, quais atletas não receberão o brevet. Recomendamos muita atenção à planilha para não perder um PC sem querer e lembramos que o evento não é competitivo, portanto encurtar o trajeto propositalmente é tão somente uma forma de um atleta enganar a sim mesmo.

6 comentários:

  1. Quando a planilha será disponibilizada?
    Estou tentando decorar o trajeto pelo mapa do bikely, mas seria muito útil já dispor da planilha.

    ResponderExcluir
  2. Olá José,
    A planilha está sendo finalizada, provavelmente estará disponível no início da semana que vem. Mas não precisa decorar pois a planilha e o mapa existem para isso mesmo. Julgo até temeroso tentar decorar e acabar deslizando numa esquina, errando o caminho e perdendo tempo.

    ResponderExcluir
  3. oi!

    Não sei se é muito útil, mas no audax do carvão a organização fez marcações em alguns pontos que certamente os estrangeiros se confundiriam.

    ResponderExcluir
  4. Prra quem é de fora do Rio, vai ser tranquilo a planilha? ponto de saida é de facil acesso?

    MArcelo Viramesa
    MAringa-PR

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafael,
    O problema das marcações no Rio é que são inúmeros as mudanças de direção. Pintar todas exigiria muito trabalho e se escolhermos apenas as julgadas mais complicadas podemos deixar de fora alguma que para alguns atletas deveria ter sido marcada. A planilha é muito boa, acompanhada de um mapa esquemático, disponibilizamos a rota há semanas no bikey e bikemap e ainda estamos providenciando o arquivo de GPS. Além do mais, não é uma competição e pedalar acompanhado mais seguro de estar no caminho certo e muito mais legal.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcelo,
    A planilha e muito boa e o ponto de partida é na Tijuca com fácil acesso sim. Perto de ruas principais, de fácil orientação. Após a chegada de desafio e brevet o metrô estará aberto e ele leva ciclistas e suas bicicletas em qualquer horário.

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.