terça-feira, 5 de outubro de 2010

O verdadeiro colete refletivo

Foto tirada com flash à noite no Brevet 300 de 2009. É nítida a discrepância entre os diferentes tipos de colete. Vale a pena testar o seu em situação semelhante.

Testes realizados pela SAC (Sociedade Audax de Ciclismo - Porto Alegre) revelaram que alguns coletes refletivos só tem refletivo no nome e não servem para o propósito original. É algo a se temer. A segurança deve ser uma obsessão do bom randoneiro e estar o mais visísvel possível nas estradas (especialmente à noite) combina com o ideal de uma vida longa e feliz. :-)
Isto posto decidimos divulgar que alguns coletes do tipo X são produzidos com uma fita refletiva de baixa qualidade e ficam literalmente apagados, mesmo com faróis fortes.
Além disso, há relatos de coletes que estragam as roupas que os ciclistas usam.
Sugerimos que os ciclistas adotem os coletes fechados ao invés do colete em X. Além de serem mais refletivos e não estragarem as roupas, ajudam na visibilidde do ciclista também de dia (veja nas fotos abaixo). Os de cor laranja se destacam muito e podem ser vistos a centenas de metros, alertando motoristas que há um ser vivo na via e dando a exata noção de onde ele está.
A propósito, é lenda que os coletes fechados são quentes. E para os mais 'calorentos' existem os coletes feitos de tela, super leves. Mais caros? Sim, mas epa! Qual o valor de nossa vida?




6 comentários:

  1. estou fazendo minha monografia sobre coletes refletivos. estou encontrando dificuldades com relação a dados históricos deste equipamento, principalmente por parte das polícias. Se alguém puder ajudar

    ResponderExcluir
  2. Ola, eu comprei o meu colete fechado com duas faixas refletivas, igual ao da foto noturna, paguei 16,00 na "casa dos uniformes" Rua figueira de melo 318 / São Cristóvão RJ (21)25806125
    www.uniformescasa.com.br
    Boas Pedaladas
    Vinil

    ResponderExcluir
  3. Segui a dica do Luiz, e comprei o colete na Casa dos uniformes também. Só aumentou para R$ 17,00 mas sem problemas.
    Obrigado pela Dica !
    Bom pedal a todos no Domingo !
    Leo

    ResponderExcluir
  4. Aqueles da Western que são vendidos no Makro tem até as faixas mas não refletem nada, só servem para uso diurno.

    ResponderExcluir
  5. Ola boa noite, e no caso de quem usa mochila de hidratação, a minha e uma mochila de 23 litros que tem o refil hidrat, como fica essa questão do colete visto que a mochila pega quasse toda a área das minhas costas.

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.