sexta-feira, 23 de julho de 2010

Faz a diferença 3 - passeio

Um agradável passeio de fim de tarde e estou treinando pro Audax! Foto: Samuel Caldeira. Fonte: Olhares Fotografia on line

Quer se preparar bem para o ciclismo de longa distância e provas audax-randonnée? Então faça passeios de bicicleta! É isso mesmo! Aquelas voltinhas curtas e calmas de bicicleta pela orla, aterro e afins podem te ajudar muito nas longas distâncias. Explica-se: pra ficar o dia inteiro (e a noite inteira também) pedalando é preciso mais do que preparo físico, planejamento, equipamento em dia, alimentação correta e outras dicas óbvias. O ciclista precisa de um suporte psicológico que se baseia no prazer e na satisfação de pedalar. Precisamos nos acostumar a associar o ato de pedalar com algo que nos eleva o estado de espírito. Treinar forte é ótimo, libera hormônios ligados à satisfação de exercitar o corpo. Mas tem também o 'hormônio da felicidade': a endorfina. Esse é liberado quando passamos por situações agradáveis e tranquilas e seu efeito pode ser resumido em um sorriso.
É muito fácil sorrir enquanto pedalamos num passeio agradável. Mescle treinos pesados e longos/íngremes com passeios lentos com os amigos. Pratique a associação da pedalada com a felicidade e será muito mais fácil suportar as adversidades e o cansaço acumulado num dia de Brevet de longa distância.

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