terça-feira, 29 de junho de 2010

Faz a diferença 1 - peso

Iniciamos agora uma série de textos sobre o que pode fazer toda a diferença para que seu Brevet seja completado dentro do tempo e, acima de tudo, que seja um ótimo dia de pedalada.
Aliviar o peso ajuda no rendimento, ou seja, faz-se menos força para percorrer a mesma distância, logo o desgaste físico é menor e o sorriso é maior e mais sincero na chegada do Brevet.
Ok, vamos pra primeira loja de bicicleta procurar peças novas com a palavrinha mágica na ponta da língua: fibra de carbonoooooo!!!
Ou melhor vou comprar logo uma dessas:

Esta é uma das ditas bicicletas mais leves do mundo. Usa e abusa da fibra de carbono, do titânio e pesa 3,4 Kg. Detalhes em: Lightweight bicycles.

Mas uma bicicleta dessas custa caríssimo e algumas peças de fibra de carbono tem 'validade bem curta'. Portanto, as dicas se baseiam em reduzir peso de outras formas.
Aliviar peso das rodas é uma boa dica. Qualquer que seja a rodagem, quanto mais leve a roda melhor! Mas só até certo ponto, pois é caro aliviar o peso. É relativamente barato e fácil colocar um pneu mais leve. Medida 1.0 nas MTBs, sem arame. Mas cuidado! Pode ser que ele fure com mais frequência, pois são pneus que exigem piso de ótima qualidade. E aí você tem um pneu levíssimo, mas precisa levar 3 câmaras de ar reserva...
Evite traquitanas. Alguns itens de conforto podem te ajudar a suportar um dia inteiro em cima da bicicleta, mas no final do dia o que pesava 500 gr na largada já pesa 1,5 kg e o que pesava 1 kg, pesa 4 kg! Leve o essencial e pra saber o que é essencial pra você só treinando. Acredite, dá pra ser muito feliz pedalando como um monge tibetano. Mas treine!
Aí chegamos num ponto delicado: o peso do pedalante. Uma visita a um bom médico pode dizer se você pode (precisa) ou não emagrecer. Dependendo da avaliação dele e de sua dedicação dá pra ficar mais leve, mais saudável, mais feliz, seja no Brevet ou em sua vida como um todo.
Boas pedaladas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.