sexta-feira, 4 de junho de 2010

É hora de se hidratar!


Estamos a uma semana das provas, e essa é a hora certa para começar um trabalho de hidratação e alimentação para o dia do evento.
Para ajudar a todos, inclusive os experientes (pois toda a ajuda é válida) segue um resumo de um texto do atleta Marcio Ravelli, ciclista profissional com experiência em todas as modalidades do ciclismo que é 10 vezes campeão brasileiro de cross-country. As dicas publicadas na Revista Bike Action nº 68 são pra provas de maratona em MTB, mas muitas cabem para um treino pré-audax.

Hidratação
Provas longas vão consumir muito de você. A hidratação deve começar na semana anterior à prova. Beba bastante água e também isotônicos. Uma opção é beber água com maltodextrina, que é carboidrato em forma líquida e vai aumentar as reservas de glicogênio nos músculos. Mas só o faça com aval de seu médico ou nutricionista. Na véspera da prova deixe o isotônico de lado e beba apenas água, pois o sódio e outros sais podem atrapalhar o desempenho na prova.

Alimentação
Na semana da prova deve ser à base de carboidratos (massa, arroz, batata, frutas, sucos). As proteínas de origem animal devem ser evitadas nos dias anteriores à prova - e as fibras também, pois estimulam o funcionamento do intestino. É comum ter vontade de ir no banheiro só pela tensão antes da prova.

Leia todas as dicas já publicadas no blog Audax Rio clicando em PREPARE-SE!

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