segunda-feira, 3 de maio de 2010

Treinando tudo


Pode-se arriscar que a imensa maioria dos atletas que participam de Audax e Desafio treinam somente para ter preparo físico. Quando muito praticam alguma coisinha de mecânica básica meio que por desencargo de consciência. Daí no dia da prova enfiam o (#$@*&$#*¨!) do colete refletivo, pegam as ferramentas, pisca e farol e toca pra estrada.
Até parece que Audax/Desafio é um evento meramente físico. Como já foi dito antes: pedalar 200 km é fácil, basta subir numa boa ergométrica... ou ir pro Aterro do Flamengo num domingo nublado e ficar dando voltas e mais voltas...
É altamente recomendável 'treinar' tudo. Da roupa que você vai vestir, aos pneus que vai usar, passando pelos quitutes que vai levar no bolso, ferramentas, faróis, pisca, óculos, dinheiro, celular e como essas coisas todas interagem com uma pedalada que vai varar a noite e boa parte do dia seguinte.
Passear com os amigos é muito legal e agradável, mas alguns dias será preciso treinar e aí a concentração é fundamental. Concentre-se no seu corpo e em como ele reage com o passar das horas, do que ele vai precisar e quando. Lembre-se que não foi você quem fez o caminho, portanto será preciso se localizar. Sem treino de concentração você pode vacilar e errar o caminho, perdendo tempo e o foco.
Pedale de noite, com sol, com chuva, com roupas diferentes. Não troque nada na véspera da prova. Prepare-se pra estar com 'tudo em cima' duas semanas antes da prova e é satisfação garantida!

Um comentário:

  1. Parabéns pelas dicas!
    Certamente uma hora destas estarei com vcs!
    Abs e grande força e sorte!
    Prof Claudio Xavier

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.