quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quanto pesa a experiência?

Quantos quilômetros você já pedalou na vida? Quantos foram sob chuva? Quantos foram à noite? E subindo? E descendo? Você já teve que consertar meia bicicleta no meio da estrada com suas próprias ferramentas?

A experiência que temos em variedades de 'eventos' e em tempo de dedicação a eles sem dúvida ajuda o ciclista a concluir brevets e desafios. Ou pelo menos lhe dá confiança para que se lançe com mais segurança numa aventura estrada afora.
Mas há muito mais em torno do aspecto esperiência do que simplesmente a quilometragem no seu hodômetro. Experiência é, acima de tudo, saber o que fazer (ou não fazer) com aquilo que você sabe.
Se um ciclista está na estrada, à noite, com chuva, frio, 200 km pedalados e se depara com uma obra na pista ou uma grande ladeira, situações comuns em anos de estrada, isso não significa que o desafio ficou menor ou mais fácil. Se esse ciclista, nessa situação hipotética, quiser ouvir a voz da experiância, certamente ela dirá pra avaliar de novo o desafio à frente e encará-lo com cuidado redobrado.
O mesmo vale para equipamento, alimentação, planejamento, informações. A experiência não substitui nenhum deles e, às vezes, nem mesmo os torna mais fáceis ou simples.
Assim, é comum encontrar ciclistas com pouca 'bagagem', porém mais experientes do que alguns que já trocaram a bateria do ciclocomputador várias vezes.
Usufrui dos benefícios da experiência aquele que sabe usar o que aprendeu, busca aprender o que ainda não sabe e aproveita a experiência alheia.

Se dizem que nos brevets a partir de 400 km você deve dormir, DURMA!
Se nos brevets noturnos dizem pra usar 2  bons faróis, USE!
Se te aconselham a se alongar antes e depois da pedalada, ALONGUE-SE!

Se além disso e de outras coisas, disserem pra estar plenamente informado sobre o evento em que você vai se inscrever, LEIA este blog!

Investir uma hora (ou mais) em leitura específica para a aventura que você vai fazer não pesa nada e pode te dar mais segurança e satisfação no Ciclismo de Longa Distância.
Visite:
Regulamento dos Brevets Audax Rio
Regulamento Randonneurs Brasil
Tutorial do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.