sábado, 15 de maio de 2010

Conquistando a confiança

Daniela Genovesi pode ser considerada um poço de confiança. Resultado: conquistou a RAAM 2009. Foto: ESPN Brasil

Confiança é algo indispensável para o ciclismo de longa distância.
Até aí tudo bem, a importância da confiança é óbvia, mas como obtê-la, ou melhor, como conquistá-la?
Sim, a confiança precisa ser conquistada, ela não vem da noite para o dia. E existerm várias 'categorias' de confiança.
É preciso confiar no equipamento e para isso não basta pagar a mais cara das revisões. É preciso saber fazer revisão, que vai desde a escolha do mecânico até o tipo de revisão e o momento de fazê-la. Um bom mecânico e a revisão certa, na hora certa te darão confiança no equipamento. Não faça revisão na véspera da prova! É o erro mais comum. Vão mexer em tudo na sua bicicleta, portanto você precisa de tempo pra checar se a revisão foi bem feita e se suas regulagens pessoais estão certas (altura do selim, ângulo dos manetes, etc). E não se esqueça de saber mexer na bicicleta, portanto se surgir algum problema solúvel você estará confiante que o resolverá a contento.
Confiança na organização também é importante. Leia as regras, os mapas, planilhas, dicas, informações e pergunte! Se uma mínima dúvida surgir, por mais boba que ela seja, escreva, ligue, fale pessoalmente com a organização. Esteja inteirado de tudo o que a prova será. Acredite, estamos pensando muito e planejando muito também, mas a participação dos atletas pode ajudar a aperfeiçoar ainda mais a organização, de modo que ele confie no que está sendo preparado para o Brevet ou Desafio.
Por fim, confiança em si mesmo. Essa dá trabalho, mas também é a mais importante. Treino, hidratação, alimentação, alongamento, planjamento, estado físico, emocional e motivacional precisam receber um bom investimento do atleta para que ele saiba o que, como e quando pode fazer durante o brevet ou desafio.

Não há fórmula mágica para o sucesso e nem uma forma fácil de chegar a té ele, mas acredito que com confiança (de qualquer tipo, de todos os tipos) aqueles 300 km não serão tão difíceis quanto parece, mas se forem, você vai conseguir completar esta e qualquer outra distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.