terça-feira, 6 de abril de 2010

Colete refletivo é coisa séria


 Ciclista com colete se destaca no trânsito, parado ou em movimento. Foto: Thi Silveira

Alguns ciclistas odeiam o colete refletivo portanto vamos explicar porque ele será item fundamental nos próximos eventos Brevet e Desafio. Durante nossos treinos e passeios raramente (senão nunca) usamos o famigerado colete refletivo, mas quando nos inscrevemos num evento proposto por uma comissão organizadora, onde há cobrança de inscrição, regulamento internacional, termo de compromisso cria-se uma relação de responsabilidades mútuas.
O organizador deve fazer o máximo pra garantir a viabilidade de se completar o brevet, o conforto dos atletas, mas acima de tudo, a segurança é fundamental. Da escolha do roteiro à planilha, passando pela localização dos PCs e horário de largada tudo é pensado de modo a equacionar o que queremos, o que podemos e o que não podemos abrir mão.
E não dá pra ignorar que a visibilidade do ciclista é fator primordial pra garantir sua segurança nas ruas e estradas. Com piscas e faróis as bicicletas estão sempre bem sinalizadas, mas um ciclista desmontado dela, numa estrada ou rua, seja de dia ou de noite, não chama a mesma atenção, daí o valor do colete. E mesmo enquanto pedala sua bem sinalizada bicicleta o colete ajuda os motoristas a ver o ciclista a longa distância, devido ao contraste de suas cores berrantes com as cores do ambiente. Por isso o modelo mais indicado é o de cor laranja.
O Audax Rio pretende ajudar a formar novos (e sobretudo bons) ciclistas de longa distância com vistas a ter uma grande comitiva de cariocas no Paris – Brest – Paris de 2011, bem como em outros grandes eventos internacionais. Portanto a inserção do colete refletivo como hábito, acima de obrigação, nas provas de longa distância dessa categoria é algo muito importante e justificável.
Em junho, adotaremos a rigidez dos eventos internacionais e todos o inscritos, sem exceção, deverão usar seus coletes. A segurança é prioridade.

Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM OS ORGANIZADORES DO AUDAX-RIO, QUE VISAM A SEGURANÇA DOS CICLISTA, QUANTO A IMPORTÂNCIA E OBRIGATORIEDADE DO USO DO COLETE REFLETIVO .SEI QUE ALGUNS ACHAM QUE USAR COLETE É PAGAR MICO, NÃO É NÃO.PAGAR MICO É FICAR SEM USAR O COLETE REFLETIVO, E APAGADO NO CHÃO ,POR NÃO TER USADO A SUA PRÓPRIA PROTEÇÃO.
    UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS DO AUDAX-RIO.

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.