segunda-feira, 1 de março de 2010

História do Trajeto 3

Praça JK ao lado das Bracas. Foto: skyscrapercity

Caminho Niemeyer

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói acabara de ser concluído quando o então prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para um novo projeto. Pensando em revitalizar a zona central de Niterói, Jorge Roberto decidiu construir, em um terreno de 72.000 m² à beira mar, um complexo arquitetônico voltado para a cultura e a religião. A idéia era distribuir várias construções projetadas por Niemeyer ao longo da orla, desde o terreno no Centro até Boa Viagem, onde o MAC se juntaria ao conjunto formando um caminho ao longo da orla - o Caminho Niemeyer.
Ao longo deste tempo o projeto passou por diversas modificações, tanto com relação a sua própria localização, quanto a definição dos prédios a serem construídos, e mesmo os projetos arquitetônicos destes prédios. Outro fato retardou o efetivo início das obras: por se tratarem de prédios de alta complexidade de construção - seja por sua arquitetura ou seja pela qualidade do terreno, que exige fundações vigorosas - os custos seriam muito elevados para os padrões de novos empreendimentos da Prefeitura.
Assim, buscando parcerias com a iniciativa privada e com o governo federal para a realização da obra, o Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, implantado em julho de 2001, almejava viabilizar o início da construção de todos os prédios do Caminho Niemeyer - inclusive outros que vieram a se integrar ao projeto fora do terreno do conjunto arquitetônico.

O Caminho Niemeyer inclui atualmente dez projetos, cinco concluídos, dois em construção e três ainda em fase de projeto:
Obras concluídas:
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- Praça JK
- Memorial Roberto Silveira
- Teatro Popular de Niterói
- Terminal das Barcas de Charitas

Prédios em obras
- Centro BR do Cinema Brasileiro
- Fundação Oscar Niemeyer

Projetos não iniciados
- Catedral batista
- Catedral católica
Novo terminal das Barcas (Praça XV)
Além desses, cogita-se a implantação de centro de convenções e um oceanário.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.