quarta-feira, 24 de março de 2010

Dicas para o Brevet 300

Para quem já sabe, parece uma bobagem, mas é importante esclarecer a todos:
- A partir do Brevet 300 só podem participar os atletas que tenham completado um Brevet 200 dentro do tempo limite de 13hs 30m na temporada de 2010;
- Não precisa ser de uma prova do Audax Rio, pode ser de qualquer Brevet 200 no mundo, mas tem que ser dessa temporada que começou em outubro de 2009;
- Grande parte de seu percurso é feito à noite, por isso farol dianteiro, lanterna traseira, colete refletivo são ABSOLUTAMENTE obrigatórios para TODOS os atletas;
- Pilhas reserva são fortemente recomendadas;
- O farol dianteiro tem que ser bom, use dois se o seu não iluminar o suficiente. Lembre-se: nas descidas a alta velocidade demanda um farol de bom alcance;
- Dá pra fazer sem dormir, mas cada organismo é diferente e é fundamental experimentar a privação de sono aliada a exercício físico;
- Dica de segurança: se tiver problemas à noite pare fora do acostamento, escolha um posto de gasolina, pista lateral, PRF. Evite ao máximo ficar parado no acostamento à noite.

3 comentários:

  1. Gostaria também de contribuir:

    - Leve 2 ou mais câmaras reservas, e remendo NOVO (é preferível o VIPAL, de onde é uma 'tira' de borracha para recortar. Cuidado com os destacáveis, podem envelhecer rápido e não grudar). MESMO QUE SEU PNEU TENHA MR TUFF OU MR JOE (liquido), os pneus furam (é fato), embora mais raramente. Já tive que abandonar o audax 400 de Campinas-SP por falta de câmaras (furou 7x, a pista estava horrível)!

    - Leve seu conjunto de chave allen (para apertar mesa, guidom, freios...nunca se sabe!) Pode ser usado atá para RETIRAR CÂMARA DE PNEU (usa-se 3 espatulas mas na emergencia, basta uma - chave de fenda allen).

    - Leve chave de corrente. SIM. Sua corrente pode se romper, mesmo sem fazer esforço para isso. FOI O QUE OCORREU NO AUDAX 200 de HOLAMBRA. E nao aposte muito que seus companheiros tenham. No de Holambra, 3 de 75 atletas tinham essa chave.

    - Leve chave de raio e 3 raios extras (evita que aqueles raios rompam e voce fique com pneus totalmente cambaleando, tornando impossível usar o freio). Deve-se, antes, ter um rapido curso de conserto de raio. Não é so apertar, tem que deixar equilibrado entre todos os raios!

    - Leve alimentação. Até rapadura/açúcar mascavo vale. NUNCA coma só energéticos/barra de proteinas/cereais. O corpo precisa de comida (massa). Pare para almoçar/jantar, do contrário poderá perder proteínas (catabolismo total), que pode ser perigoso para o coração. Faça treinamentos antes para verificar sua reação ao jejum prolongado!

    - Leve protetor. A incidência de cancer de pele está aumentando a cada ano devido ao aquecimento global.

    - Leve capa de frio que seja a prova dagua (pode ser logo a capa de chuva). Protege da chuva, protege aparelhos eletronicos e aquece o corpo). MESMO QUE FAÇA UM DIA DE SOL. Embale-a na pochete, bolsa de guidom ou mesmo em seu bagageiro traseiro.

    - Em situações de tempestade, SE DER, trafegue no meio fio (principalmente se o acostamento estiver empoçado). RAIOS podem cair em você e se não estiver isolado (raios/aro pegando no chão molhado), é um risco de morte! NÃO PARE NO MEIO DO NADA, numa chuva. Se não tiver abrigo, pedale até achar um, e isole-se!!!

    E respeite as vias concessionadas! Acostamento sempre! Se há obras, só passe nos cones se for seguro e não tiver gente trabalhando! No pedágio, passe por fora (na grama) ou no canto direito, onde tem uma cancela. NAO PASSE nos acessos a automóveis, ocorrem problemas de contagem e funcionários podem pará-lo. (não ocorreu comigo mas já vi audacioso passando. Gera problemas e até a polícia pode ser acionada).

    Abraços a todos!
    Ivan Rolim

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  2. Q. tipo de capa de chuva eh recomendado?!
    As de motociclista serve??

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  3. Qualquer uma menos a de motociclista! É muito abafada vai suar muito. Compre uma específica para ciclismo.

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