domingo, 7 de fevereiro de 2010

Saúde é o mais importante

O Brevet 200 e o Desafio 100 de 17 de janeiro levaram os atletas a enfrentar muitas dificuldades pelo caminho: ladeiras íngremes, trânsito pesado, vento contra e um fortíssimo calor. O esforço a que o corpo é submetido durante horas de pedaladas com esses fatores é realmente desgastante. Tal desgaste pode prejudicar a saúde dos atletas se eles não souberem qual é o limite e pararem bem antes deste limite. Porém, há 'eventos' que não podem ser sentidos ou que quando são percebidos já é tarde demais.
O ideal é respeitar a regra de ouro: acompanhamento médico periódico.

O atestado médico já foi documento obrigatório para se inscrever nos eventos do Clube Audax Rio como pode ser lido em trecho de uma postagem de 2008, repetida abaixo:

Blog Audax Rio 2008:
"Ao se inscrever o atleta deve entregar um atestado médico (original ou cópia) oriundo de um exame feito a menos de 6 meses que comprove plenas condições físicas para a prática desportiva. Este atestado será grampeado à ficha de inscrição que deve ser preenchida com letra legível e dados rigidamente corretos e ao Termo de Responsabilidade assinado e datado pelo atleta."

Porém, muitos burlaram essa obrigatoriedade com atestados médicos de 'origem duvidosa'. Preferimos não mentir a nós mesmos e a partir de 2009, não é exigido um documento que ateste o tal acompanhamento médico periódico. Passamos apenas a recomendar que a saúde seja classificada como prioridade e que o atleta valorize o acompanhamento médico por ser ele o maior interessado em manter sua saúde perfeita.

Nosso atual representanteno Audax Club Paris (ACP) o gaúcho Luiz M. Faccin, um experiente ciclista e organizador de provas de ciclismo de longa distância resumiu a situação do atestado médico muito bem numa postagem de 2009, que é reproduzida abaixo:

Blog Audax Santa Cruz 2009
8- Atestado médico
Leiam o regulamento que traduzi a poucas semanas.
A exigência de atestado é obrigatória segundo o regulamento, mas o organizador, por conta e risco, pode eliminar esta exigência.
Na realidade acontece o seguinte:
1- o organizador exige atestado: O ciclista reclama, o médico reclama, mas o que acontece é que 90% “compra” um atestado.
2- O organizador não pede atestado e se livra de mais uma encheção de saco, mas assume ainda mais responsabilidades.
3- Visão de advogado: devemos pedir atestado;
4- Visão correta: cada ciclista deve fazer exames e consultas periódicas a fim de saber o seu real estado de saúde e como resultado ter o atestado, independente de ser cobrado;
5- Visão de um médico que é especialista em vender atestado. Ops. Não vou ensinar as falcatruas que existem, deixa isto para os especialistas, não é o meu ramo de atividade. Existe atestado e existe atestado.

6- Visão de ciclista = fazer tudo da forma mais fácil e barata possível.

Faça o que é importante pra você e esteja sempre pronto a enfrentar os desafios e partilhar as aventuras e emoções dos eventos Audax Rio. Cuide da sua saúde e inscreva-se!

As inscrições para Brevet e Desafio de 14 de março começam amanhã.

2 comentários:

  1. Ineficiente pedir atestato médico.
    O eficiente seria pedir "teste de eforço ergométrico" com 6 meses de antecedência antes da primeira prova do ano.
    Esses teste parametriza de forma geral a capacidade cardiológica e respiratória do individuo. (pelo menos eu entendi isso, não sou médico). Exigir um atestado sem definir exatamente o que deve ser feito é jogar muitas chances de ocorrerem falsificações.

    ResponderExcluir
  2. Ao visitar um bom clínico geral e pedir o atestado médico para um esforço físico como o do Audax/Desafio é certo que o médico pedirá o teste de esforço ergométrico. Provavelmente pedirá também um hemograma completo.
    Bons médicos só darão o atestado de posse dos resultado dos dois exames: hemograma completo e teste ergométrico.

    Assim sendo, se e somente se, fosse pedido um documento de um médico teria que ser obrigatoriamente um atestado médico, afinal de contas, os médicos devem fazer um questionário antes pra saber que tipo de exame vão pedir.

    Como não somos doutores não podemos escolher este ou aquele exame médico.

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.