sábado, 27 de fevereiro de 2010

História do Trajeto 2

                                           Foto: Artes:

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é um museu localizado no bairro de Icaraí, Niterói. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um cartão-postal de Niterói. Destina-se a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas do século XX. Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira. O acervo possui 1217 obras da Coleção João Sattamini.

O Museu tem 2 500 m² de área e foi construído por 300 operários em cinco anos. Foram consumidos 3,2 milhões m³ de concreto, quantidade suficiente para levantar um prédio de 10 andares.
O prédio de 50 metros de diâmetro, tem tratamento térmico e impermeabilizante e consegue suportar um peso de cerca de 400 toneladas e ventos de até 200 km/h.

 

O MAC ainda disponibiliza atividades educacionais, dentro outros, desde 1996, chamadas de Desafios Comunicativos da Arte Contemporânea, com o intuito, segundo a administação do museu, de incentivar a "produção artística contemporânea, que se coloca exposta em um espaço público onde circulam indivíduos não pertencentes ao mundo da arte."

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.