sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Escolhendo o 'calçado'

Xi! No Brevet 200 44% dos 200 km são de terra, no Desafio 120 são 40%... o resto é asfalto... Qual pneu eu uso?

Um pneu específico para estradas de terra dá segurança e conforto onde o piso é ruim, mas 'segura' o desempenho no piso bom.

Por outro lado o pneu 'slick' rende bem no asfalto e pode fazer o ciclista sofrer na 'estrada de chão'.

Será que eu levo um par de cada e troco conforme o piso? Hmmm, a idéia é meio 'quadrada', pois além do peso extra e da perda de tempo pra trocar, isso teria que ser feito várias vezes, pois são mais de 10 'trocas de piso'.

Então o melhor seria escolher um pneu misto como este:
 Sim, um pneu misto combina as características de ambos. Não é excelente em nenhum piso, mas atende a uma maior variedade de pistas.
Tá decidido! Corramos à loja mais próxima pra adquirir um lindo e lustroso par de pneus mistos e seremos plenamente felizes no dia 14 de março, não importando qual será o caminho.
Respeito aos desejos de cada um à parte, podemos analisar mais cuidadosamente. As fotos do trajeto indicam que há homogeneidade no piso de terra, ou seja, não se vê pedras, buracos afiados e outras armadilhas malvadas aos pneus 'slick'. Assim sendo, um pneu liso, com algumas ranhuras e que não seja muito fino como os 1.0 e 1.2 pode dar conta do recado.

O tradicional Slick 1.5 é plenamente capaz de vencer com segurança as agruras dos trechos de terra, sem penalizar o desempenho no asfalto. Claro que, independente do piso, eles devem estar em bom estado e o kit de remendo deve estar acompanhando de pelo menos uma câmara reserva. Aos adeptos da fita anti-furo é reservado um prato de tranquilidade um pouco maior.

Para fechar o assunto o lembrete sempre válido: Brevet e Desafio não são competições e se aquela curva ali da foto 12 tem uma terra mais fofa, reduza a velocidade e garanta uma chegada segura em Niterói para pegar seu certificado.

P.S.: As fotos do percurso serão explicadas em detalhes em breve aqui no blog mesmo.

2 comentários:

  1. Vou com meu BM60 Pirelli mesmo, ja rodei com ele na região, deu para seguir na boa.

    Arthur Neto.

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  2. Se chegar a tempo, vou de Schwalbe marathon plus 1.75

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