domingo, 28 de fevereiro de 2010

Equipe de apoio

















No Brevet e Desafio não pode! Fotos: cyclingweekly e depositomaia

Nos Brevets e Desafios os Postos de Controle (PCs) são os locais oficiais e autorizados para que o atleta receba apoio de pessoas e equipamentos específicos para o evento, ou seja, um suporte especialmente destinado aos participantes.
Nesse caso está incluída a figura da 'equipe de apoio' exclusiva a um atleta ou a um grupo de atletas. Essa equipe, que pode ser composta só de pessoas ou de pessoas e veículos, deve ser registrada junto à organização (pessoa(s) e veículo(s)) no ato da inscrição e pode circular livremente por todo o percurso, mas o apoio ao(s) atleta(s) pode ser feito APENAS nos PCs oficiais montados pela organização. Qualquer apoio dado fora dos PCs resulta em desclassificação do(s) atleta(s) envolvido(s).
Aqui vale esclarecer o que seria apoio fora do PC:
- Oferecer qualquer objeto aos atletas: líquidos, alimentos, peças, acessórios, bicicleta inteira, roupas, remédios, papéis de qualquer tipo, dinheiro, celular, enfim, qualquer objeto, sem restrição;
- Oferecer informações quanto ao trajeto, clima, distâncias, localização de PCs, horário, ou seja, qualquer informação que ajude o atleta;
- Proporcionar vácuo ou escolta: posicionar-se à frente do ciclista de modo a aliviar a resistência do vento, ou atrás/ao lado de modo a proporcionar um escudo contra as adversidades do trânsito.

Da mesma forma essas equipes não podem oferecer apoio a outros atletas que não sejam o objetivo inicial de sua presença na prova. Os atletas podem comprar ou receber em forma de doação objetos e apoios/ajudas fora dos PCs por qualquer pessoa ou estabelecimento que esteja  no percurso da prova ou fora dele, mas somente se essa ajuda for casual, ou seja, não foi proporcionada ao atleta de forma exclusiva. Exemplo: lojas e oficinas de bicicleta que estejam no caminho podem ser utilizadas pelos atletas livremente. O mesmo vale para restaurantes, bares e mercados.

Obviamente que uma equipe de apoio privada ou da organização pode e deve dar apoio em caso de necessidade extrema, ou seja, socorro em situações de risco à saúde de qualquer atleta. Naturalmente o apoio nessa situação já estaria diante do iminente abandono do atleta. Neste momento a saúde é mais importante e dificilmente ele poderia retornar ao evento. A decisão é mão única: ao receber apoio fundamental para preservar sua saúde ele está abrindo mão da prova. Lembrem-se que a organização preza pela integridade física de todos acima de tudo.

Nos próximos dias leia o texto sobre o apoio da ambulância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.