quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Muda o clima, mudam os cuidados

Na previsão do site climatempo (que segue o do CPTEC/INPE) pode-se ver que há previsão de pouca chuva, mas tudo pode mudar. Acompanhar a previsão, como já foi dito, pode ajudar a ter um bom desempenho no domingo.
Mas no caso de chuva algumas dicas especiais podem ajudar na segurança, especialmente se a chuva cair no trecho de Santa Teresa, de floresta da Tijuca ou na estrada do Joá, que reservam fortes subidas e fortes descidas. Na subida tudo bem, a chuva até alivia o calor. Mas atenção, ao chegar no topo, antes de começar a descer, uma rápida limpeza na área de frenagem dos aros e nas sapatas de freios é fundamental pra eliminar as impurezas acumuladas durante a subida que vão literalmente acabar com o freio rapidamente. Uma pequena reduação na pressão dos pneus também ajuda na aderência nas curvas. Bastam um ou dois segundos liberando o ar pra aumentar muito a aderência dos pneus.
Ainda assim recomenda-se descer com cautela. Em 2008 perdemos a conta de quantos atletas perderam os freios. Vários caíram e pelo menos três abandonaram com ferimentos.

Em Santa Teresa, o perigo é o trilho do bonde. Atacá-lo num ângulo mais próximo de 90° elimina o risco de tombos. Quanto menor o ângulo maior o risco. Aliás, esse risco existe até com o trilho seco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.