terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dicas específicas para o Audax 300 (vale pro Desafio também)

Quase todo mundo já incorporou várias regras do Audax e dicas para uma pedalada segura, eficiente e recompensadora, mas sempre é bom, relembrar algumas e conhecer outras. Para o próximo domingo segue abaixo lista de algumas dicas específicas:

1) Siga o roteiro
Mais do que uma regra do Audax, qual seja, só ganha brevet quem faz toda a quilometragem da prova, passando por todos os PCs dentro do horário, respeitando o horário limite e o roteiro estabelecido pela organização, seguir o roteiro do conjunto planilha/mapa/fotos aumenta a segurança da prova, especialmente na saída e na chegada a Niterói. Seja vivo, vá pelo caminho mais seguro.

2) Hidrate-se
Estamos no inverno, eu sei, mas a previsão é de sol para o dia 9, portanto fará calor. E não adianta se entupir de água e isotônico no dia da prova. A hidratação correta, segundo especialistas é feita ao longo da semana anterior à prova, com muita água, sucos, frutas e isotônicos. No dia da prova só matamos a sede. ATENÇÃO: se no dia 9 você sentir mais vontade de beber do que comer, é sinal de que seu corpo já está com 2% de desidratação, aos 5% o risco de desmaios é grande. Comece a se hidratar agora.

3) Visibilidade (pra você e para os outros)
A BR 101 na altura de São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito é área de incidência de neblina. Esse fenômeno não é tão comum em nosso cotidiano, mas basicamente se constitui de uma garoa muito fina que 'derruba' a visibilidade, se acumula nos óculos, mas não sensibiliza muito os motoristas. Mantenha os óculos limpos (se não tem arranje um), o colete refletivo vestido, as luzes acesas e fique esperto.
Por falar em luzes, na estrada a luz traseira deve ser mantida em modo constante, nunca piscando. A poluição luminosa/visual é menor na estrada e uma luz constante dá maior noção de distância aos motoristas.

4) Temperatura
Quem vai passar a noite na estrada pode enfrentar temperaturas baixas (e sensação térmica menor ainda). Não existe fórmula pronta pra se proteger do frio. Muita roupa te mantém aquecido parado, mas em movimento o suor escorre e torna qualquer parada um sofrimento e um risco de resfriado. Pouca roupa te deixará confortável e leve durante o dia, mas muito exposto ao vento frio da noite. Busque o equilíbrio e para isso só testando. Se preciso dê uma volta no quarteirão de madrugada pra saber que parte do seu corpo precisa mesmo de proteção contra o frio.

5) Cooperação
O verdadeiro espírito audax preza muito pelo companheirismo. À noite pedalar em grupo aumenta a segurança exponencialmente, portanto considere adequar seu ritmo ao de outros atletas, especialmente nos primeiros 50 - 60 km quando o grupão estará sempre próximo a perímetros urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.