quinta-feira, 25 de junho de 2009

Visibilidade obrigatória

A essência da segurança de um ciclista na estrada é a visibilidade, seja à noite ou de dia. Os equipamentos de segurança individual como luvas e capacete, são importantes para a proteção em caso de queda, tendo outro veículo envolvido ou não. Mas para evitar 'encontros súbitos' com os demais veículos circulantes na estrada a visibilidade é fundamental e não abriremos mão de todos os recursos possíveis.

De dia, um colete de cor laranja ou verde-limão, destaca o ciclista da paisagem a grande distância. À noite luzes e refletivos atuam em conjunto para garantir a visibilidade e segurança do ciclista enquanto ele está pedalando e quando ele está desmontado da bicicleta.

No Audax 300 serão equipamentos obrigatórios:
- Farol dianteiro fixado na bicicleta, funcionando e com pilhas novas;
- Pisca traseiro, de cor vermelha, fixado na bicicleta, funcionando e com pilhas novas;
- Colete refletivo que deve ser usado durante todo o percurso, inclusive de dia.

O atleta que comparecer na largada sem estes equipamentos estará automaticamente desclassificado.

Para melhor compreensão assistam abaixo a um Vídeo alemão, mas que pode ser perfeitamente compreendido por qualquer um.

5 comentários:

  1. EXCELENTE VÍDEO, MOSTRA REALMENTE O QUANTO É IMPORTANTE ESTARMOS BEM VISÍVEL A NOITE, E A IMPORTÂNCIA D0 USO DO EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA.

    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Excelente o artigo e - principalmente - o vídeo!

    Até para quem já usa alguma iluminação noturna a informação é relevante, pois não tem ideia de como é visto na rua.

    Permite que eu coloque o vídeo no meu Blog?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. As lanternas precisam obrigatoriamente ser alimentadas com pilhas? E a lanterna traseira precisa piscar mesmo? Pois pretendo comparecer com uma bicicleta em conformidade com a StVZO alemã, que, por bons motivos, prescreve a presença de um dínamo para a alimentação do sistema de iluminação (luz sempre disponível e não sujeita à falha de pilhas).

    Um abraço ciclopático cordial,
    Swen

    ResponderExcluir
  4. Sua lanterna é mais que aceita Swen. É que no Brasil seu sistema é pouco comum e bem mais caro por isso citamos mais as lanternas de pilhas.

    ResponderExcluir
  5. no desafio 60km, msm a prova sendo no horario de dia, é preciso levar farol dianteiro ?

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.