terça-feira, 14 de abril de 2009

Itens obrigatórios?!?

Nas provas Audax convencionais (com autorização, patrocínio, seguro e taxa de inscrição) a comissão organizadora observa o regulamento à risca e lista itens obrigatórios que serão conferidos antes da largada. Todos os itens obrigatórios são também os mais importantes itens de segurança para o atleta que vai para a estrada e que pode pegar noite:
- Farol dianteiro
- Pisca traseiro
- Colete refletivo
- Capacete

No sul, com as baixas temperaturas que ocorrem por lá, incluiram o cobertor de emergência, que ajuda a manter a temperatura do corpo caso o ciclista precise ficar parado na estrada à noite.

Pois bem, como temos recebido muitas perguntas sobre o que é obrigatório ou não decidi simplificar. Os itens são de segurança, mas não vamos fiscalizar o seu uso já que o maior interessado em segurança é o próprio atleta. Usa quem quiser, embora seja altamente recomendado que adotem o uso de tuo o que puderem.

No ano passado a obrigatoriedade gerou inúmeras controvérsias, especialmente quanto a ter que comprar um colete refletivo por vezes caro, difícil de achar e cuja utilidade foi questionada. Como o que é obrigatório ou proibido costuma desestimular a atividade que tem esse tipo de regulação e fiscalização, ficam todos desobrigados de apresentar qualquer equipamento antes da largada ou durante a prova.

A decisão quanto ao uso é individual e será respeitada. Mas volto a frisar que na estrada à noite um ciclista iluminado e com refletivos tem sua segurança muito aumentada.

2 comentários:

  1. Deveria continuar obrigatório.
    Um colete custa 15,00 e é vendido em qualquer loja de material de segurança.
    O que são 15,00 para quem bikes de no mínimo 500,00????
    Enfim, cada um com seu cada um e como você mesmo disse, ninguém é mais interessado pela segurança que o próprio atleta.
    Até domingo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Gledson,
    Concordo que deveria ser obrigatório, mas não teremos pessoal para fiscalizar e já passou da hora de confiar no bom senso dos participantes, tanto para os itens de segurança quanto para a postura na estrada.
    Abs

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.