sábado, 8 de março de 2008

Regulamento Geral do Audax Rio 2008

Segue abaixo as regras gerais da prova. A seguir publicaremos as regras específicas das provas cariocas. Havendo qualquer dúvida entrem em contato conosco. Estas regras serão enviadas por e-mail a todos os inscritos, a partir do dia 11 de março.
________________________________________

Art. 1º - As provas da modalidade AUDAX a serem realizadas integram o calendário autorizado pelo Audax Club Parisien (ACP). As regras gerais a serem observadas são aquelas estabelecidas pelo ACP, podendo ser editadas regras específicas para cada etapa do Audax conforme a determinação do organizador.
§ 1º – Cada prova terá um Diretor-geral, que poderá nomear quantos diretores quiser. Os nomes do Diretor-geral e dos demais diretores deverão ser informados antes da largada de cada etapa.
§ 2º - Todas as decisões serão tomadas coletivamente pela Direção da prova.

Da Inscrição
Art. 2º - O preenchimento da ficha de inscrição, pagamento da taxa e assinatura do Termo de Responsabilidade e Acordo de Implicação de Riscos são condições inarredáveis para participação na prova.
§ 1º - Ao assinar o Termo de Responsabilidade e Acordo de Implicação de Riscos, o participante declara estar em perfeita saúde e condições médicas que permitem a participação na prova. Entretanto, a qualquer momento da mesma, sempre que requisitado pelos fiscais ou qualquer membro da ORGANIZAÇÃO, o participante deverá submeter-se à avaliação médica.
§ 2º - Se a avaliação médica concluir que o participante não se encontra em condições de prosseguir na prova, ou que seu estado de saúde pode causar riscos a si ou a terceiros, o mesmo será eliminado, devendo retirar-se da prova imediatamente.

Dos equipamentos permitidos e dos itens obrigatórios
Art. 3º - Equipamentos a serem utilizados: podem participar do Audax qualquer veículo com propulsão exclusivamente humana. São aceitas bicicletas tipo speed, MTB, DH, reclinadas, tandem (para dois ou três ciclistas), dobráveis, triciclos, patins e patinetes. Não há restrições quanto ao tamanho das mesmas ou dos pneus e aros.

Art. 4º - Itens obrigatórios: cada participante deve obrigatoriamente possuir luzes dianteira e traseira fixadas em seu equipamento, em perfeito funcionamento, bem como usar capacete durante todo o trajeto e colete refletivo durante os trechos noturnos, sob chuva, neblina ou a qualquer momento que ocorra determinação da ORGANIZAÇÃO ou dos fiscais de prova.

Art. 5º - Cada participante deve ser auto-sustentável. Não pode receber qualquer apoio fora dos Postos de Controle (PCs) de pessoas que não estejam participando da prova. Se ocorrer algum problema mecânico fora dos PCs, ele mesmo ou algum outro participante inscrito na prova deverá providenciar o conserto.
§ 1º - O participante poderá efetuar consertos em oficinas fora dos PCs, bem como adquirir e consumir alimentos e líquidos, desde que o faça às suas expensas e sem que isto esteja caracterizando a formação de equipe de apoio ao participante.

Das provas
Art. 6º - O participante deverá passar obrigatoriamente por todos os PCs que sejam definidos na Planilha, sendo também sua responsabilidade cuidar para que receba a comprovação de ter passado por ali.
§ 1º - A abertura e o fechamento dos PCs, inclusive na largada e na chegada da etapa, observará os horários a seguir indicados no Cartão de Rota e/ou na planilha.
§ 2º - O participante que chegar ao PC antes do horário de abertura deverá aguardar sua abertura, para então fazer o registro da passagem e seguir na prova.
§ 3º - O participante que chegar ao PC após o horário de fechamento, por qualquer motivo, fica automaticamente eliminado da prova, devendo providenciar o seu deslocamento até o próximo PC ou ao local da chegada da prova, providenciando a devolução à Organização do seu Cartão de Rota.
§ 4º - A organização poderá incluir PCs de surpresa, durante o trajeto, para assegurar que os participantes mantenham o curso estipulado para a prova.

Art. 7º - Paradas ao longo do trajeto para descansar, comer, fazer reparos, são liberadas e ficam a critério de cada um, sendo mantida a contagem de tempo durante o tempo de parada, de acordo com o tempo de duração de cada etapa.

Art. 8º - Não há qualquer prêmio por ordem de chegada. Por tratar-se de um desafio individual, cada um lutará contra seus próprios limites.

Art. 9º - Durante o trajeto, os veículos de fiscalização percorrerão o trajeto tendo a bordo pelo menos um fiscal da prova, assim identificado. Os participantes deverão acatar as ordens e determinações dos fiscais a bordo dos carros e dos fiscais que atuarem nos PCs.

Art. 10º - A premiação do participante ocorre no momento da sua chegada e conclusão da prova, após o recolhimento e a verificação da regularidade do seu Cartão de Rota, mediante a entrega de Certificado de Conclusão - Brevet.

Art. 11º - Caso algum participante ainda esteja pedalando além da hora-limite para conclusão da prova, é ele cientificado de que não terá mais qualquer tipo de apoio ao longo do trajeto, isentando a organização da prova de qualquer responsabilidade.
§ 1º - Quem desistir ou tiver algum problema que determine sua desistência, deverá por seus próprios esforços deslocar-se até o PC mais próximo, onde deve comunicar sua desistência.

Art. 12º - Os atletas que possuam patrocinador podem usar livremente as marcas e slogans dos mesmos em seus equipamentos, capacetes etc., mas estarão cientes quanto á cessão dos seus direitos de imagem e que poderá ser exigido que utilizem equipamentos, vestimentas ou exibam marcas dos apoiadores do Audax, sem que isto lhes gere qualquer benefício financeiro.

Art. 13º - Os fiscais poderão aplicar advertências aos participantes por infração a alguma norma deste regulamento. As advertências serão aplicadas nos seguintes casos:
I – Utilizar-se de recurso que não seja de propulsão humana para adquirir velocidade ou impulso (vácuo em veículos automotores, p.ex.);
II - Desviar-se da rota com intenção de diminuir o percurso;
III – Agressão em qualquer forma dirigida a outro participante, assistente ou membro da organização/fiscalização/apoio;
IV – Impedir deliberadamente a marcha de outro participante;
V – Desobedecer as determinações dos fiscais da prova;
VI – Recusar-se a se submeter à avaliação médica, quando for determinado;
VII – Recusar-se a parar em PC que venha a ser instalado em caráter extra, por determinação da ORGANIZAÇÃO;
VIII – Outras infrações que os fiscais julguem suficientes para aplicação de penalidade, que serão submetidas à Direção Geral da prova.
§ 1º - As advertências poderão resultar nas seguintes penalidades, a critério da Direção da prova:
I – Dedução de 30 minutos, 1 ou 2 horas do tempo de prova do participante, sendo observado para aplicação da penalidade a gravidade da infração cometida e a postura do participante após receber a advertência (reincidência);
II – Eliminação da prova;
III – Declaração de impedimento de participação de outras provas de Audax por tempo determinado.
§ 2º - A aplicação de penalidade de dedução de tempo determinará a suspensão da entrega do certificado de conclusão ao participante, caso o tempo deduzido extrapole o tempo limite para conclusão da prova, até que seja apreciado eventual recurso da decisão da Direção.
§ 3º - A penalidade de eliminação implicará na imediata retirada do participante da prova, por seus próprios meios; caso a retirada tenha que se dar por meio da Organização, o participante deverá ressarcir as despesas que sejam efetuadas para este fim.

Art. 14º - Das decisões da Direção caberá recurso por escrito em até 24 horas após o encerramento da prova.

Art. 15º - O participante é responsável único por manter-se devidamente alimentado e hidratado durante todo o decorrer da prova.
Parágrafo único A Organização pode, a seu livre critério e sem que isso signifique qualquer tipo de obrigação, fornecer alguns mantimentos e água nos PCs, o que será informado ao participante antecipadamente ao início da prova.

Art. 16º - As eventuais omissões deste Regulamento poderão ser esclarecidas junto à Direção Geral, que poderá expedir a qualquer tempo Notas de Esclarecimento, que poderão ser declaradas como regras adicionais/complementares a este regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.