segunda-feira, 10 de março de 2008

História do Trajeto XI - Laranjeiras

Instituto Nacional de Educação de Surdos. Foto: Bairro das Laranjeiras


Ao adentrar pelo trânsito do bairro das Laranjeiras os audaciosos vão se despedir do trecho plano inicial, através da Rua das Laranjeiras, e estarão prestes a começar a grande subida rumo à Floresta da Tijuca.
________________________________________
Laranjeiras é um bairro residencial da Zona Sul do Rio de Janeiro, de classe média e média-alta. Faz limite com os bairros de Santa Teresa, Cosme Velho, Catete, Flamengo e Botafogo. É uma das vizinhanças mais antigas da cidade, cujo desenvolvimento se iniciou em 1567 quando as terras da região foram doadas em Sesmaria aos membros da família paulista do patriarca Cristóvão Monteiro, que abriram roças, edificaram casas e até um moinho de vento para beneficiamento dos cereais colhidos em suas plantações. No século XVII teve início a captação das água do Rio Carioca para abastecimento da cidade, com isso aumentou a a construção de chácaras no vale ao redor deste rio, que descia do Corcovado. Por isso, o bairro também foi anteriormente chamado de "Vale do Carioca".
Hoje Laranjeiras é um importante elo de ligação entre a Zona Norte e Sul, com a abertura do Túnel Santa Bárbara, em 1961, mas o bairro ainda apresenta uma elitização e uma visível divisão social.
Estão situados no bairro o Palácio Guanabara, sede do governo do estado, o Palácio Laranjeiras, o Parque Guinle, o Instituto Nacional de Educação de Surdos e a sede do Fluminense Football Club.
Fonte: Wikipedia e Marcilio
___________________________________________


Acrescento que é neste bairro que está sendo organizado o Audax/Desafio, pois é onde o autor destas páginas passa os dias a trabalhar e, mais recentemente, se dedica às duas provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.