domingo, 9 de março de 2008

História do Trajeto X - Largo do Machado

Largo do machado com a estação do metrô, o chafariz e a Igreja de Nossa Senhora da Glória cujo campanário é de 12 sinos. Foto: ywy

Do centro passaremos novamente pelo Aterro do Flamengo e entraremos pelo bairro do flamengo para pegar a Rua das Laranjeiras. Antes a galera vai passar pelo Largo do Machado.

_________________________________________________

O Largo do Machado é um largo localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro e hoje tem sua própria estação de metrô. Ele faz fronteira com Catete, Laranjeiras e Flamengo. Por ser interseção desses bairros, muitos o consideram um bairro, mas não está cadastrado oficialmente como tal.
Seu nome se deve, é claro, ao largo assim denominado. Em 1818 havia na cidade 25 largos; já eram 566 em 1963. Este largo do Machado era chamado Campo das Pitangueiras, depois Campo das Laranjeiras, a partir de 1843 chamado ´da Glória´, por causa da igreja do mesmo nome. Em 1880, após a morte do duque de Caxias, foi chamado praça Duque de Caxias, nome que nunca foi usado pelos cariocas... Nele, durante muitos anos, esteve o monumento a Caxias transferido mais tarde para diante do campo de Santana, em frente do Ministério da Guerra.
Seu nome vem de um açougue ali instalado, com um grande machado à porta. Provavelmente seu primeiro morador conhecido foi o Padre Cosme Ramos de Morais, ainda em 1628, que no local possuía grandes plantações.
O Café Lamas é uma das reminiscências do passado - com mais de 130 anos, já esteve em diversos locais, sempre nas imediações do Largo.
Além do Lamas, outros estabelecimentos se tornaram notórios na vida carioca, como a Rotisseria Sírio-Libanesa e o Cinema Largo do Machado (onde hoje funciona uma Igreja Universal do Reino de Deus), ambos localizados na Galeria Condor, e o Cinema São Luiz, ainda em atividade. Bibliografia: "Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro", Alexandre Campos - Da Costa e Silva, São Paulo, s/d.
Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. É fascinante a história do rio de janeiro, toda ou por partes...Muito boa essa do machado, o carioca é craque para colocar apelidos.

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.