terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Primeiros passos para participar do Audax II




Continuando as dicas de treinamento, preparação e prova de Márcio Ravelli.

Equipamento/manutenção
É fundamental que a bicicleta esteja em excelentes condições de uso, com tudo revisado e funcionando perfeitamente.
Acrescento uma dica de ouro. Não use nada de novo no dia da prova. Teste durante meses seu equipamento e acessórios. Use o tradicional que você já conhece. Não adianta chegar um dia ou uma semana antes da prova e comprar um tênis novo, uma bermuda nova que você nunca usou ou decidir por uma bicicleta completamente nova.

Comida e água
Em provas longas, sob forte calor e atividade intensa, nosso corpo não manda aviso quando vai faltar combustível. Ele simplesmente 'apaga' de uma vez. Esteja bem abastecido de água, alimentos (sempre aquele que você já conhece, nada de novidades de última hora) e isotônico. Não espere ter fome ou sede. Vá comendo e bebendo ao longo da prova.
Se puder parar pra almoçar não coma muito e dê preferência pra carboidratos.


Depois da prova
Terminou a pedalada. E agora? É importante fazer uma série de alongamentos (será publicada aqui no Blog em breve). A mesma que você fez antes da prova. Hidratação com água e isotônico, bem como a ingestão de carboidratos é recomendada. Uma massagem nas partes mais doloridas é apropriada pra que o atleta não pense em nunca mais fazer isso na vida. :-)

Imprevistos
Não adianta levar toda a oficina mecânica na bicicleta, mas as ferramentas básicas (bem como a certeza de saber usá-las) podem resolver os problemas simples e comuns. Câmera de ar reserva, espátulas, kit remendo, canivete multifunções, chave de corrente, chave de raio, kit gambiarra com abraçadeiras de plástico, arame, elástico e porcas, parafusos e arruelas diversas. Pratique se não souber usar as ferramentas.

Iniciantes
A dica é imaginar que a prova será mais dura do que você pode aguentar. Faça o simulado. Converse com ciclistas mais experientes que já fizeram prova similar. Vá preparado, treinado e equipado adequadamente e boa pedalada.
Veja mais dicas no Blog de Lajeado. Clique aqui
Outro texto do mesmo blog. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.