segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Primeiros passos para participar do Audax




As provas de Audax não são corridas contra o tempo, mas testam a resistência dos competidores em condições que podem ser extremas. Longas subidas ou em sequência, calor extenuante, cansaço por longas horas pedalando podem tornar a curtição um sofrimento.
O treino é a medida a ser tomada pra não deixar isso acontecer.
Para ajudar a todos, inclusive os experientes (pois toda a ajuda é válida) segue um resumo de um texto do atleta Marcio Ravelli, ciclista profissional com experiência em todas as modalidades do ciclismo que é 10 vezes campeão brasileiro de cross-country. As dicas publicadas na Revista Bike Action nº 68 são pra provas de maratona em MTB, mas muitas cabem para um treino pré-audax.

Treinamento
Recomenda pelo menos 2 meses de treino. É necessário que o ciclista faça bastante quilometragem pra habituar o corpo às condições que vai enfrentar na prova. No início a intensidade não é importante. Comece gradualmente e vá aumentando aos poucos. Na semana da prova o atleta deve priorizar o descanso, fazendo alguns giros leves e parando por completo dois dias antes da prova, pra chegar bem na hora da largada

Simulação
No momento oportuno uma boa ídéia é fazer um treino simulado, o mais parecido com a prova, com a distância, o terreno, o horário e o relevo bem parecidos com os da prova. Treine com o mesmo equipamento que pretende usar no dia da prova. Quanto mais parecido melhor.

Hidratação
Provas longas vão consumir muito de você. A hidratação deve começar na semana anterior à prova. Beba bastante água e também isotônicos. Uma opção é beber água com maltodextrina, que é carboidrato em forma líquida e vai aumentar as reservas de glicogênio nos músculos. Mas só o faça com aval de seu médico ou nutricionista. Na véspera da prova deixe o isotônico de lado e beba apenas água, pois o sódio e outros sais podem atrapalhar o desempenho na prova.

Alimentação
Na semana da prova deve ser à base de carboidratos (massa, arroz, batata, frutas, sucos). As proteínas de origem animal devem ser evitadas nos dias anteriores à prova - e as fibras também, pois estimulam o funcionamento do intestino. É comum ter vontade de ir no banheiro só pela tensão antes da prova.

Amanhã: equipamento, manutenção, comida e bebida durante a prova, depois da prova, imprevistos e iniciantes.
Veja mais dicas no Blog de Lajeado. Clique aqui
Outro texto do mesmo blog. Clique aqui

Um comentário:

  1. Edu,

    O blog está ficando muito bom. Essa opção do Desafio 100 vai motivar muitos a participar.

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