quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Os 7 pecados capitais no Audax

Em 2007 o autor destas linhas não completou o Audax 300 de Campinas por ter cometido 4 ou 5 destes pecados.


Acho importante esclarecer que há muitos erros que podem acabar com a sua prova, e que podem ser evitados facilmente. Segue uma pequena lista em ordem mais ou menos cronológica, que está longe de ser perfeita e que pode ser complementada pelos amigos audaciosos mais experientes de outros estados:

1. Não treinar. Erro óbvio, mas me refiro também ao treino ruim. Se você nunca treinou peça uma orientação, pesquise sobre o assunto e seja disciplinado. É péssimo descobrir no dia da prova que se está mal preparado.

2. Bicicleta sem manutenção. Uma revisão não é tão cara e sua companheira de jornada merece os cuidados pra te permitirem curti-la e curtir cada quilômetro.

3. Errar na carga. Evite o famoso '8 ou 80'. Não há porque levar toda a caixa de ferramentas, incluindo alicate de pressão, martelo, furadeira a bateria e um torno, mas também não limite suas ferramentas a um mísero canivete multifunção. E aprenda a usar as ferramentas que vai levar.

4. Muitos ritmos. Deu a largada e o cara sai em disparada, pedalando como se fôsse apagar um incêndio ou então sai lento demais pensando em poupar energias pra dar um sprint no final. Conheça o seu ritmo e o respeite. Só treinando pra saber o que seu corpo está preparado para fazer.

5. Desconcentração. Concentre-se para se manter hidratado, bem alimentado, no percurso certo, no ritmo ideal e alerta a qualquer sinal de desgaste físico prematuro.

6. Errar nas paradas. Paradas longas demais, especialmente no início, ou muito curtas, podem te atrasar e prejudicar a condição física. Seja objetivo nas paradas. Faça o que tem que fazer seja comer, se hidratar, repôr a água da caramanhola e até descansar um pouco, mas não exagere pra mais nem pra menos.

7. Pós-audax: Completou a prova, legal! Mas não esqueça de fazer o alongamento, hidratação e alimentação que são importantes pra sua saúde, afinal de contas dali a 40 dias tem o Audax 300 e o Desafio 160...

2 comentários:

  1. Muito Bom Edu!!
    Essas dicas simples vem bem a calhar para os principiantes!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADO PELAS DICAS.

    ResponderExcluir

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.