segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O que é Audax?

Fui apresentado às provas de Adaux há pouco tempo e como muitos me encantei pela filosofia deste ciclismo de longa distância. Alguns não entendem o fato de que as provas não são competitivas . Vivemos no país do futebol e da F1, logo é comum pensar que num esporte o que importa é vencer, e competir é apenas uma forma de tentar a vitória em relação ao outro.
É difícil explicar o sentimento a quem nunca fez um Audax, uma viagem, cicloturismo ou qualquer pedalada mais longa. Pode parecer insuficiente completar o percurso, mas há muito mais por trás de sair pra pedalar 200, 300, 400 ou 600 km.
O esporte amador ou profissional coloca um desafio aos atletas e esse desafio pode ser vencer o(s) outros(s) ou vencer a si mesmo. No final, o sentimento de vitória é o mesmo. Pode ser a explicação do fascínio que o ciclismo não-competitivo de longa distância exerce sobre um número cada vez maior de ciclistas: as chances de vitória são maiores, já que todos podem vencer, juntos. Na verdade separados apenas pela diferença de tempo. Mas neste caso o tempo não corre contra você e não te faz pior ou melhor que nenhum outro participante. Se souber aproveitá-lo, vivê-lo, é o tempo que vai dar as cores, os cheiros e o sabor da vitória pessoal de percorrer cada um dos 200, 300, 400, 600 km dentro do tempo limite.
Bastam 15 km/h de média final para se juntar aos vencedores.
Parece fácil? Se fôsse não citaria tantas vezes a palavra desafio neste texto.
Para quem quiser conhecer ou revivier o espírito do Audax o Rio de Janeiro entrou de vez no circuito.
No dia 15 de março de 2008 às 6 da manhã será dada a largada para as provas de Audax 200 km e Desafio 100 km que percorrerão praias, montanhas e estradas cariocas.
Nos próximos dias colocarei aqui todas as informações sobre o percurso, dicas de treino, o que levar, como preparar a bicicleta e muito mais.

A contagem regressiva para a largada foi iniciada

Largada da prova Audax 200 Rio 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor escreva seu nome ao inserir comentário.